Vazou: Google remodelou launcher do próximo Nexus – e resultado surpreende

1 min de leitura
Imagem de: Vazou: Google remodelou launcher do próximo Nexus – e resultado surpreende

Se uma informação divulgada pelo site Android Police estiver correta, a Google está planejando diversas mudanças para o launcher que vai acompanhar os modelos do Nexus que serão lançados neste ano.

O site em questão afirma que esse é um rumor de 9 pontos numa escada de 10 totais. A matéria menciona algumas alterações que prometem modificar a experiência do usuário, e uma delas é que, agora, basta deslizar o dedo para cima na tela para ter acesso aos seus aplicativos (não há mais um botão para essa ação) ou tocar na seta para cima. Com o movimento contrário (ou um toque no botão de retornar) essa tela é escondida, como é possível ver na sequência:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

drawer_loop1

Outra informação divulgada é que não há mais uma barra de busca no topo da tela. Em seu lugar, surge um botão no canto superior esquerdo que, quando pressionado, abre a área para digitar ou dizer aquilo que deseja pesquisar. Também é possível mover a tela para a direita para acessar a página de buscas.

overview_loop1

A tela principal do aparelho conta com um calendário na parte superior direita, e esse não pode ser modificado ou alterado. Pressionar um ponto livre da área inicial vai trazer a opção de adicionar mais ícones, bem como verificar papéis de parede, widgets e as configurações do aparelho.

expose_loop1

Mais novidades? Talvez

O site nota que essa versão do launcher não estava rodando em um aparelho que traz a nova edição do Android (Nougat), indicando que talvez seja possível encontrar mais mudanças que não foram descritas. Além disso, algumas das opções não estavam totalmente funcionais (parece que haverá uma integração com o vindouro Google Assistant, por exemplo).

Vale mencionar, até o momento a Google não anunciou oficialmente tais mudanças. Entretanto, tendo em vista todo o material apresentado aqui, é pouco provável que isso não se prove real futuramente.

...

Atualizado (02/08, às 17h11): Caso tenha ficado curioso para ter um gostinho de como é usufruir da experiência desse launcher, você pode baixar um arquivo clicando neste link.  Com ele, a sua tela principal será preenchida com algumas das informações que serão vistas na nova edição, como o botão "G" para buscas e o calendário no canto superior direito.

Um dado importante: esse ainda NÃO é o launcher oficial, por isso não espere usar os deslizes na tela para ativar algumas das funções supracitadas ou outros recursos que foram divulgaos anteriormente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.