Neste último fim de semana, um usuário do YouTube publicou um vídeo mostrando o smartphone LG Nexus 5 rodando o sistema operacional Sailfish OS.

A versão especial para o aparelho da Google foi portada por Siteshwar Vashish e Martin Brook. Os dois já haviam trabalhado arduamente para levar o software para o Nexus 4 e agora conseguiram fazer o Nexus 5 executar o sistema sem dificuldades.

Brook também é responsável pelo porte de uma versão anterior do Sailfish OS para o Nexus One, portanto eles sabem bem o que estão fazendo. Conforme a descrição do vídeo, o sistema roda perfeitamente, mas os aplicativos de Android ainda não podem ser utilizados.

A interface do Sailfish OS se adapta bem à tela de 5 polegadas com resolução Full HD e todas as animações e funções de toque respondem conforme o esperado. Por ora, a ROM para o Nexus 5 não está disponível para download, mas é provável que um link seja liberado em breve.

Falando no Sailfish OS, vale ressaltar que os desenvolvedores do sistema operacional estão planejando lançar o sistema operacional para outros smartphones que tenham o boot loader desbloqueado. Além disso, eles pretendem levar o produto para aparelhos que rodam o CyanogenMod 10.1. Você usaria esse sistema?

Cupons de desconto TecMundo: