Muita gente acha que um computador desktop é um incômodo por ser grande demais. Isso porque são grandes gabinetes pesados e mal desenhados que ocupam mais espaço do que alguns usuários podem oferecer. Se você é uma dessas pessoas, está mais do que na hora de conhecer um outro tipo de computadores de mesa.

Não se trata de um novo modelo de notebook, estamos falando dos computadores Mini, também conhecidos com nettops (em alusão à comparação entre netbooks e notebooks). O grande nome deste segmento é o Mac Mini, da Apple, que já vem conquistando fãs há algum tempo e, a cada nova geração, o faz com mais poder.

Mas se você não é um usuário que se adéqua ao perfil dos fanáticos pela Apple, surge uma nova opção de nettop para os brasileiros, criada por uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil. Trata-se do Positivo Mini 510, o primeiro nettop desenvolvido por uma empresa brasileira, a Positivo Informática.

Primeiras imagens do novo computador

Dados sobre o lançamento oficial deste computador ainda são um grande mistério. Nem mesmo a assessoria de imprensa da Positivo Informática possui informações concretas acerca deste novo aparelho. Mas para presentear os usuários, o Baixaki conseguiu as especificações e detalhes deste aparelho, por meio de uma fonte anônima.

Especificações e detalhes técnicos

Apesar de ser pequeno (4 cm de altura, 17,7 cm de largura e 18 cm de comprimento) e leve (apenas 2,5 Kg), o Positivo Mini 510 garante alguns bons recursos de hardware para os usuários que quiserem testá-lo.

O processador do Positivo Mini 510 é Intel Atom de 1,6 GHz (modelo similar aos utilizados por netbooks) com chipset gráfico NVIDIA MCP7A - Ion. Com 2 GB de memória, a placa-mãe suporta a expansão de pentes de memória para até 4 GB. Além disso o disco rígido SATA de 5400 RPM possui espaço para 500 GB de arquivos.

Também conta com uma placa gráfica NVIDIA GeForce 9300 – Ion, unidade de leitura e gravação ótico com suporte para CDs e DVDs, leitor de cartões com suporte para os formatos SD, MMC e MS e placa de rede sem fio interna.

Detalhes técnicos

Um dos grandes diferenciais do Positivo Mini 510 é o teclado sem fio. No formato ABNT, possui as 71 teclas padrão, 8 para comandos multimídia, 10 de aplicativos, 4 teclas para comandos de internet e um touchpad incluso. Este touchpad integrado ao teclado possui funções multitoque, similar aos dos notebooks mais novos.

Quanto às conexões para periféricos, há 1 porta E-SATA, 5 portas USB (1 frontal e 4 traseiras), entrada e saída de áudio, conexão para cabo de rede (RJ45) e 1 conexão HDMI. Ao que tudo indica, o Positivo Mini 510 será vendido no varejo já com o sistema operacional Windows 7 Home Premium instalado e também com Microsoft Word e Excel 2010 Starter.

Como já foi dito, ainda não há informações concretas sobre datas ou valores que serão cobrados pelo Positivo Mini 510. As informações deste artigo podem ainda ser alteradas pela Positivo Informática antes do lançamento oficial.

Cupons de desconto TecMundo: