7 documentários sobre tecnologia que você pode assistir na Netflix

2 min de leitura
Imagem de: 7 documentários sobre tecnologia que você pode assistir na Netflix

A Netflix do Brasil já possui um acervo bastante grande com as produções mais variadas, sejam séries, filmes, musicais, desenhos ou documentários para todos os gostos. Como é de esperar, há um punhado de filmes que falam sobre o mundo da tecnologia ou pelo menos abordam esse assunto de algum modo. Hoje, nós vamos falar aqui no TecMundo sobre alguns deles.

Caso deseje, sinta-se livre para compartilhar nos comentários outras produções, filmes ou séries, que também falem sobre o tema. Então, vamos lá:

1 – Mark Zuckerberg: A Verdadeira Face do Facebook

Esse documentário de apenas 55 minutos traz informações interessantes sobre o fundador do Facebook. Com somente 27 anos, Zuckerberg já tinha lucrado mais de US$ 30 bilhões – e os números não param de crescer. Assim como vemos no filme “A Rede Social”, aqui podemos acompanhar detalhes do desenrolar da criação do Facebook e conhecer as pessoas que se envolveram nesse processo histórico.

2 – The Way Steve Jobs Changed The World

O documentário faz um apanhado geral da vida do cofundador da Apple até os últimos anos da vida dele, falando sobre como os produtos desenvolvidos pela Maçã tiveram grande impacto na indústria tecnológica – e como influenciaram inúmeros gadgets que temos hoje. Aqui podemos acompanhar a história de Jobs e ver como ele foi um o único que realmente acreditava no sucesso da Apple.

3 – The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz

Esse documentário de teor investigativo segue a história de Aaron Swartz, ativista digital e cofundador do site Reddit. Depois de utilizar a rede do MIT para obter dados privados e que não poderiam ser divulgados, acusações por crimes de invasão de computadores foram feitas contra ele pelo próprio governo dos EUA – o que poderia acarretar em até 35 anos de prisão. Contudo, ele jamais cumpriu a pena do processo, pois foi encontrado enforcado em Nova York em um suposto suicídio.

4 – Terms and Conditions May Apply

O documentário discorre sobre como não lemos os termos de condições de muitos serviços digitais que utilizamos diariamente, como só os aceitamos e não temos total conhecimento sobre o que eles realmente significam. A privacidade total na era digital tem se tornado cada vez mais um mito, algo quase inexistente, e é exatamente isso que o documentário pretende elucidar.

5 – We Are Legion: The Story of Hacktivists

Aqui podemos acompanhar os hackers do grupo mundialmente conhecido como Anonymous, classificados como hacktivistas. Para quem quer saber mais sobre as origens do grupo e os principais eventos relacionados ao Anonymous ao redor do mundo, esse é um documentário bastante completo sobre o assunto.

6 – Downloaded

O documentário aborda a criação do Napster, em 1999, serviço responsável por revolucionar a indústria da música dos Estados Unidos – algo que teve repercussão em todo o globo. Podemos acompanhar a batalha jurídica que os fundadores do Napster tiveram que enfrentar até que o serviço fosse considerado legal (nesse período, diversas bandas e artistas famosos entraram com processos contra o Napster).

7 – Print The Legend

Esse é um documentário da própria Netflix que fala sobre a revolução das impressoras 3D e como elas podem mudar as vidas de muitas pessoas. Pontos controversos são abordados pelo filme, como a produção de armas pelas impressoras 3D, o que é interessante e levanta discussões válidas sobre essas novas tecnologias e o uso que qualquer um pode empregar com elas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.