Quer trabalhar na Netflix? Sua personalidade conta mais que um diploma

2 min de leitura
Imagem de: Quer trabalhar na Netflix? Sua personalidade conta mais que um diploma
Avatar do autor

Desde que a Netflix passou de locadora de DVDs para a maior empresa de streaming do mundo, muita gente começou a imaginar como seria trabalhar por lá — e muitos sonham até hoje com o emprego de "assistir a séries e comer pipoca".

A verdade é que trabalhar nesta empresa não é a tarefa mais simples do mundo. Com altíssima demanda e concorrência de peso, profissionais de diversas áreas e com as maiores qualificações disputam as vagas que são abertas nos escritórios da Netflix.

Será que ter uma ótima formação acadêmica é suficiente para fazer com que os profissionais sejam contratadas? De acordo com um funcionário da empresa, a resposta é "não". Em um AskMeAnything no Reddit, este colaborador não identificado diz que a personalidade conta muito na seleção.

Um processo de personalidade

De acordo com o funcionário, as entrevistas de admissão na Netflix têm de 40 a 50% de seu tempo dedicado a conhecer a personalidade dos candidatos — visando saber se há uma compatibilidade entre a cultura pessoal e a cultura da companhia. É claro que há questões técnicas, mas a maior parte delas fala sobre personalidade. Há casos em que as entrevistas chegam a durar oito horas!

Essas sabatinas são realizadas com pessoas de recursos humanos e executivos de alto nível das áreas desejadas, com até oito pessoas na mesma sala."Geralmente, se uma única pessoa não gosta de você, é bem improvável que você seja contratado", disse o funcionário.

Ninguém liga se você não tem um diploma

Vale dizer que a formação acadêmica pode ser deixada de lado em vários casos. O colaborador afirma que largou a faculdade e nunca foi questionado a respeito disso. A Netflix está mais preocupada em ter pessoas que sabem resolver problemas do que pessoas com conhecimento acadêmico de resolução de problemas.

Independência com responsabilidade

De acordo com o Business Insider, a hierarquia na Netflix é um pouco diferente da vista em outras companhias. Lá, os funcionários são instruídos a resolver uma série de problemas necessários, mas não existem ordens diretas sobre o que deve ser feito a todo momento. Os métodos não são cobrados, apenas os resultados.

A Netflix não tem medo de cortar funcionários ociosos

No AmA, o colaborador foi bem enfático ao dizer que a Netflix não tem qualquer receio em "cortar peso morto". Isso significa, nas palavras dele: "Se você não está trabalhando por qualquer razão que seja, não há motivos para manter você na empresa!"

......

Você gostaria de trabalhar na Netflix?

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Quer trabalhar na Netflix? Sua personalidade conta mais que um diploma