Desde que a Netflix passou de locadora de DVDs para a maior empresa de streaming do mundo, muita gente começou a imaginar como seria trabalhar por lá — e muitos sonham até hoje com o emprego de "assistir a séries e comer pipoca".

A verdade é que trabalhar nesta empresa não é a tarefa mais simples do mundo. Com altíssima demanda e concorrência de peso, profissionais de diversas áreas e com as maiores qualificações disputam as vagas que são abertas nos escritórios da Netflix.

Será que ter uma ótima formação acadêmica é suficiente para fazer com que os profissionais sejam contratadas? De acordo com um funcionário da empresa, a resposta é "não". Em um AskMeAnything no Reddit, este colaborador não identificado diz que a personalidade conta muito na seleção.

Um processo de personalidade

De acordo com o funcionário, as entrevistas de admissão na Netflix têm de 40 a 50% de seu tempo dedicado a conhecer a personalidade dos candidatos — visando saber se há uma compatibilidade entre a cultura pessoal e a cultura da companhia. É claro que há questões técnicas, mas a maior parte delas fala sobre personalidade. Há casos em que as entrevistas chegam a durar oito horas!

Essas sabatinas são realizadas com pessoas de recursos humanos e executivos de alto nível das áreas desejadas, com até oito pessoas na mesma sala."Geralmente, se uma única pessoa não gosta de você, é bem improvável que você seja contratado", disse o funcionário.

Ninguém liga se você não tem um diploma

Vale dizer que a formação acadêmica pode ser deixada de lado em vários casos. O colaborador afirma que largou a faculdade e nunca foi questionado a respeito disso. A Netflix está mais preocupada em ter pessoas que sabem resolver problemas do que pessoas com conhecimento acadêmico de resolução de problemas.

Independência com responsabilidade

De acordo com o Business Insider, a hierarquia na Netflix é um pouco diferente da vista em outras companhias. Lá, os funcionários são instruídos a resolver uma série de problemas necessários, mas não existem ordens diretas sobre o que deve ser feito a todo momento. Os métodos não são cobrados, apenas os resultados.

A Netflix não tem medo de cortar funcionários ociosos

No AmA, o colaborador foi bem enfático ao dizer que a Netflix não tem qualquer receio em "cortar peso morto". Isso significa, nas palavras dele: "Se você não está trabalhando por qualquer razão que seja, não há motivos para manter você na empresa!"

......

Você gostaria de trabalhar na Netflix?

Cupons de desconto TecMundo: