Windows e Android simultaneamente. Pode parecer estranho, mas essa é a aposta do novo netbook apresentado pela Acer na Taipei Computer Applications Show, evento de tecnologia que acontece esta semana na China.

A troca de sistema operacional do Acer Aspire One AOD255 acontece por meio de um programa exclusivo desenvolvido pela própria companhia. Batizado de Acer Configuration Manager for Android, o aplicativo facilita a troca entre os sistemas para que o usuário possa utilizar o máximo dos recursos oferecidos pela máquina.

A proposta da Acer com um computador ultraportátil dual-boot é exatamente oferecer leveza e praticidade de uso. Enquanto atividades mais simples e básicas, como navegar na internet, podem ser feitas no Android. Já o Windows XP é usado como alternativa para executar programas que necessitem de mais desempenho do netbook.

Dual-boot nativo

O aparelho com tela de 10,1 polegadas virá equipado com um microprocessador Intel Atom N450, memória RAM de 1GB e HD de 160 GB. Apesar da configuração mediana, espera-se que a possibilidade de alternar entre os sistemas faça com que o rendimento da máquina fique além do obtido em outros computadores da categoria.

 Por enquanto, o Acer Aspire One AOD255 é vendido apenas dentro da feira a um preço promocional de US$ 300. Mesmo não havendo nenhuma confirmação oficial, acredita-se que o valor final de mercado será de 375 dólares para o modelo com bateria de íon de lítio de três células. Para uma versão mais durável, com seis células, o netbook será vendido por mais US$ 95.

Cupons de desconto TecMundo: