Ubuntu, uma das maiores distribuições Linux do mundo, lança a sua nova versão para netbooks : Ubuntu Netbook Remix. O sistema promete oferecer um ambiente de trabalho bastante amigável para usuários de laptops que possuem entre sete e dez polegadas, incluindo ferramentas para o gerenciamento de energia e conectividade sem fio.

Neste artigo, vamos testar o Ubuntu Netbook Remix em um Asus EeePC 1000HA, com o objetivo de conferir todas as suas novidades e destaques. O nosso principal foco será a mobilidade do sistema e conectividade com a Internet, apresentando suas principais funcionalidades e problemas (que infelizmente são relevantes).

Obtendo e instalando o Ubuntu Netbook Remix

A primeira grande diferença entre a versão normal e o Netbook Remix é o processo de instalação. Isso acontece principalmente pelo fato do 1000HA, como 99% dos demais notebooks,  não possuir drive de CD. Por isso, torna-se necessário o uso do método chamado de Live Pendrive, que consiste na inicialização do sistema através de um pendrive USB.

Win32 Disk Imager

Após baixar a Imagem neste link, precisamos efetuar também o download um programa para transformar o pendrive em uma mídia bootável. Testamos primeiramente o Unetbootin (disponível para Windows e Linux), sem muito sucesso, pois ele até chegava a dar boot, contudo a inicialização travava durante o processo. Em seguida, encontramos outro aplicativo chamado Win32 Disk Imager (Windows), que realizou bem a tarefa. Para isso, basta reservar aproximadamente 1GB em um pendrive qualquer ( é recomendado realizar o backup de seus dados antes) e gravar a imagem ISO:

Neste momento, reiniciamos o computador, conectando o pendrive em uma das  portas USB do EeePC. Em seguida selecionamos a opção “Default” e o sistema irá carregar do mesmo modo como a sua versão comum. Após o sistema carregado, temos a seguinte tela como resultado:

Interface Ubuntu Netbook Remix-


Como é possível perceber, o desktop está organizado de maneira bastante chamativa e bonita, possuindo ícones grandes, sendo ideal para netbooks entre 7 e 10 polegadas. Os menus estão organizados na parte esquerda da tela , enquanto que na parte direita, os principais dispositivos e pastas do sistema podem ser acessados com apenas um clique. Todos os elementos foram criados para fazer com que o sistema seja fácil de ser usado, principalmente por usuários de netbooks.

Para instalar o sistema, basta clicar na opção “Instalar” e seguir todas as instruções solicitadas. Todo o processo é bastante simples, semelhante ao do Jaunty Jackalope original. Como auxílio, você pode acessar este link, que mostra as principais novidades da instalação do 9.04.

Ferramentas para mobilidade

Que a interface do Ubuntu Netbook Remix é de agradar os olhos, ninguém tem dúvida. Contudo, precisamos observar as funcionalidades que mais importam para o uso de um computador portátil, as quais abrangem o gerenciamento de energia e conectividade Wireless.

Ícones do sistema

Dando uma olhada na Interface do Sistema, é possível notar a presença de ícones do canto superior direito, os quais são responsáveis pelas principais funcionalidades operacionais do netbook.

Gerenciamento de energia

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da bateria, selecionando a opção “preferências”, uma janela com várias opções irá abir, as quais são responsáveis pela economia de energia. Não encontramos os modos de gerenciamento configuráveis no Windows, como “Power Saving, “Super Performance”, “High Performance” e “Auto Mode”, os quais costumam ajudar bastante na diminuição do consumo. É somente possível configurar opções relativas ao brilho e funcionamento do monitor, mas não a frequência de operação do processador e do hardware de um modo geral, fazendo com que a energia não seja economizada de forma otimizada.

Gráfico do uso de bateria



Em testes realizados, a bateria durou aproximadamente 2 horas e 20 minutos , resultado que foi decepcionante visto que no Windows XP a mesma peça tem a autonomia de 5 horas. Ainda no ícone da bateria, clicando com o direito e escolhendo “Histórico da Energia”, o usuário pode visualizar um gráfico com o uso da bateria,

Redes sem fio disponíveis
Configurações Wireless

Quando a rede Wireless está trabalhando de forma correta, o gerenciador de configurações parece funcionar de maneira eficiente. Ao realizar o login, o computador se conecta à primeira rede disponível de maneira automática, sem a necessidade de informar nenhum parâmetro como endereço IP, mascára de rede, etc.

Caso a conexão atual não esteja funcionando de maneira satisfatória, o usuário pode selecionar qualquer outra entre a lista de redes existentes. A situação atual de cada rede (nível de conectividade, acesso público ou não) é exibida para que seja possível escolher a melhor alternativa. Protocolos de segurança como o WPA e o WPA2 são suportados pelo sistema.


Problemas graves no uso do Ubuntu Netbook Remix

Ao usar o Ubuntu Netbook Remix por um período de tempo não muito longo, ocorreram dois problemas gravíssimos no sistema, os quais nunca deveriam acontecer, principalmente em um computador portátil como o Eee PC 1000HA.

Tais situações, como será possível visualizar abaixo, são de difíceis resoluções para usuários comuns, exigindo o estudo mais aprofundado do funcionamento do sistema, desde modo causando dor de cabeça. A primeira delas se refere à falha do gerenciador de atualizações de pacotes.

Falhas nas atualizações do sistema

Estávamos atualizando o sistema de maneira comum, pois sempre é importante manter todos os pacotes instalados em suas versões mais novas. Contudo, durante o processo, o netbook simplesmente travou,sem nenhuma explicação. O teclado e o touchpad não respondiam de jeito nenhum, nem as teclas de saída do sistema ( Crtl + Alt + Delete e Crtl + Alt + Backspace). Visto tal situação, somente nos restou uma única saída, reiniciar a máquina através do botão power.

Reiniciando o sistema, tudo pareceu estar funcionando muito bem, entretanto, ao tentar instalar um programa qualquer, uma mensagem erro apareceu após o termino do processo. Seu conteúdo informava que o pacote “update-manager” estava com problemas, cuja aplicação é exatamente o Gerenciador de atualizações.


Problema da falha de segmentação


Em todas as tentativas de arrumar o problema ( atualizar, reinstalar e remover o pacote), uma mensagem de Falha de Segmentação” (segmentation fault) foi exibida na tela, o que é inaceitável. Falhas de segmentação ocorrem somente quando o erro não foi previsto pela equipe de programação. Entre as soluções encontradas na net, nenhuma funcionou de maneira apropriada. Na verdade, uma das únicas maneiras para resolver o problema seria reinstalar o sistema, o que não é  muito útil e eficiente.

Onde está a minha wireless?

Sem conexão wirelessDurante todo o tempo de uso do Ubuntu Netbook Remix, foi possível notar pequenas quedas na rede Wireless. Na tentativa de resolver este problema, visitamos a central de drivers restritos ( menu Administração > Drivers de Hardware) e encontramos um driver alternativo para a placa de rede sem fio do Eee PC 1000HA. Após ativá-lo, foi possível notar que a rede estava funcionando de maneira um pouco menos eficiente comparado com o modo anterior.

Logo, a alternativa natural foi desabilitar o driver alternativo e voltar a utilizar o anterior, o que fez com que o Wireless simplesmente parasse funcionar. Na tentativa de reabilitar o segundo driver tivemos uma surpresa, pois ele simplesmente desapareceu da central. Agora imagine um executivo todo atarefado necessitando utilizar a Internet e a placa Wireless para de funcionar desse jeito. Com certeza ele não ficaria muito contente.

Vale a pena usar o Ubuntu Netbook Remix 9.04?

Vale a pena?Tendo em vista todos os problemas apresentados neste review, fica difícil atribuir uma ótima avaliação ao Ubuntu Netbook Remix. Começando com o gerenciamento de energia, ele poderia ter sido melhor desenvolvido, principalmente pela autonomia da bateria durar menos da metade comparado com o Windows.

Os erros do gerenciador de atualização e o sumiço da rede wireless são inaceitáveis, visto a  sua grande importância para o sistema. Visto que, sem a atualização dos pacotes, o usuário não poderá aproveitar todas as funcionalidades dos novos aplicativos. Mais crítico ainda, a falta de conectividade wireless praticamente anula todo o potencial do Ubuntu Netbook Remix no Eee PC 1000HA.

Apesar dos problemas observados, pode ser que eles não ocorram em todos os netbooks, por isso, recomendamos que o usuário já esteja preparado. Agora, a única solução é esperar que algum patch seja lançado, visando à correção dos impecílios abordados nesta matéria.

Cupons de desconto TecMundo: