4 maneiras de obter notificações do navegador direto no desktop

3 min de leitura
Imagem de: 4 maneiras de obter notificações do navegador direto no desktop

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Os navegadores estão cada vez mais versáteis, mas nem sempre estamos com o browser aberto para conferir as novidades das redes sociais e de outros sites no mesmo instante.

Pensando nisso, as desenvolvedoras desses aplicativos resolveram trabalhar em sistemas de notificações que garantem a chegada de mensagens importantes diretamente no Desktop.

Hoje, vamos conferir como é possível configurar as notificações nos principais navegadores (Internet Explorer, Chrome e Firefox) para o sistema Windows e como ativar as notificações do Ubuntu.

Notificações no Chrome

O Centro de Notificações foi incorporado no Chrome 28, mas pouca gente ficou sabendo do recurso e apenas um ou outro site começou a utilizar a novidade. Esse recurso fica ativado por padrão no navegador, sendo que basta você ativar as notificações em seu site favorito para começar a receber as mensagens diretamente na sua Área de trabalho.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

No ícone adicionado à bandeja do sistema, é possível verificar quais sites estão usando o recurso, limpar as notificações e silenciar o recebimento de mensagens. É possível configurar para não ser incomodado por determinados períodos.

Notificações no Internet Explorer

A Microsoft já pensou nas notificações há algum tempo e conseguiu embutir um sistema diferente para alertar o usuário sobre mensagens importantes de seus sites. Em vez de usar um centro de notificações como o Chrome, o Internet Explorer possibilita que as pessoas adicionem ícones de seus sites favoritos na Barra de tarefas do sistema.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Quando determinada página (como o Facebook) recebe uma atualização (seja uma nova mensagem, um comentário ou um convite para um evento), o ícone fixado na Barra do Windows recebe um alerta com uma bolinha vermelha, indicando que o site necessita da sua atenção.

Vale lembrar que você deve estar com a página aberta (mesmo que rodando em segundo plano) e é preciso realizar autenticação no caso de um site que necessite login.

Ainda que não seja muito eficiente e prático, esse recurso ajuda muito. Aliás, no caso do Facebook, ao clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone, o Internet Explorer exibe atalhos rápidos para o Feed de Notícias, para as Mensagens e outras áreas principais da rede social.

Notificações no Firefox

O navegador da Mozilla ainda não tem suporte total a notificações, o que significa que você não tem como configurar para que seus sites favoritos exibam mensagens na Área de trabalho. Felizmente, há algumas extensões que podem contornar esse inconveniente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mozilla)

Testamos o complemento HTML Desktop Notifications que promete realizar essa tarefa. O plugin até funciona, mas, às vezes, pode apresentar layout com falhas ou mensagens de erro.

Para receber as notificações do Gmail, por exemplo, você deve entrar nas configurações e ativar o tipo de notificação que deseja receber (apenas sobre as mensagens importantes ou se todos os emails devem disparar um alerta).

Notificações no Ubuntu

(Fonte da imagem: Reprodução/HowToGeek)

Desde a versão 12.10 do Ubuntu, o sistema oferece a opção para ativar as notificações de determinados sites. Você não precisa realizar nenhuma configuração, sendo que o próprio sistema vai indicar qual site tem o recurso funcional e solicitará sua permissão para ativar as notificações.

Notificações do Android para o seu PC

Há também o complemento Desktop Notifications for Android (com versões para Google Chrome e Firefox), o qual repassa as mensagens do seu celular para o PC. Basta instalar um app no seu smartphone e a extensão no navegador para receber as notificações imediatamente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Mozilla)

Depois de adicionar o app em seu Android, copie o código informado e cole-o nas configurações do seu navegador. Agora, todas as novidades que pintarem na tela do seu celular devem ser mostradas no computador.

Falando em Android, se você quer obter uma forma rápida e fácil de interação entre seu PC e o telefone celular, vale testar o aplicativo Pushbullet, o qual permite transferir arquivos e links rapidamente do computador para o smartphone.

Há muitas outras opções

Essas são as configurações nativas dos navegadores e algumas extensões que podem auxiliar na ativação de notificações na sua Área de trabalho, mas é claro que existem diversos outros apps e complementos que podem auxiliar nesse sentido. Se você já conhece outros softwares, deixe seu comentário e compartilhe conhecimento com os demais usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.