Dicas do Firefox: como ativar um "Tab Switcher" para o navegador

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Firefox: como ativar um "Tab Switcher" para o navegador

Entre todas as alterações presentes nos novos navegadores, em comparação às versões mais antigas, as abas certamente vieram para ficar. Elas facilitam nosso dia a dia, permitindo abrir “janelas” do navegador lado a lado sem realmente criar novas telas, uma funcionalidade excelente para consulta rápida.

Por outro lado, dada a facilidade de navegação das abas, não é incomum acabarmos por abrir uma imensa quantidade delas e acabarmos perdidos em meio a tantas “janelinhas”. Embora existam complementos para o Firefox que permitam a organização de abas e novos atalhos para alterar entre elas, você pode fazer isso sem precisar instalar nenhum.

Para isso, você vai precisar somente de alguns poucos passos e uma combinação de teclas a fim de alternar entre as janelas como se utilizasse o “Alt + Tab” do Windows para o Explorer. Primeiramente, abra o Firefox e digite “about:config” (sem as aspas) e pressione Enter. Como esse comando abre uma série de configurações avançadas, um aviso é mostrado na tela. Confirme a operação clicando em “Serei cuidadoso, prometo!”.

Abrindo as configurações do navegador

Feito isso, o Firefox exibe a listagem com as configurações que podem ser alteradas no navegador. Para poupar tempo, no campo “Localizar” digite “browser.ctrlTab.previews” (sem as aspas) para que essa opção seja mostrada na tela.

Localizando a configuração necessária

Em seguida, clique com o botão direito do mouse na entrada exibida e selecione a opção “Inverter valor”.

Ativando a função

Feche a janela de configurações. Prontinho! Agora sempre que você estiver utilizando o Firefox com várias abas abertas e utilizar o atalho “Ctrl + Tab”, são mostradas miniaturas de todas as guias abertas, permitindo que você alterne entre elas com muito mais facilidade.

Alternando entre janelas por atalho de teclado

Agora você já sabe uma forma simples de alternar entre abas no Firefox sem precisar de complementos. Esperamos que todos tenham gostado da dica e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.