Quando alguma novidade para navegadores é anunciada, a primeira reação dos usuários de internet – independente se aquele é o navegador em uso ou não – começa-se a tecer opiniões a respeito do assunto. É mais ou menos essa a comoção gerada em torno do novo Mozilla Firefox.

A quarta versão do navegador traz complementos incríveis que pretendem revolucionar completamente o modo de navegarmos. O Weave é, sem dúvida, uma das maiores e melhores produções do Mozilla Labs. É esse complemento principal que veremos na tão famosa e comentada aba “Home” do Mozilla Firefox 4.

O centro de tudo

A aba “Home” é uma das principais características da nova versão do Mozilla Firefox. Por mais que a maioria dos usuários acredite ser fácil, construir um conceito de aba para um navegador não é tão simples assim. Tanto que a Mozilla promoveu um desafio para escolher qual o melhor projeto gráfico da nova Home do Firefox.

O vencedor escolhido pelo público foi o designer Yatrik Solanki, com uma interface repleta de transparências e um sistema de identidades para redes sociais chamado, obviamente, de “Identities” – “Identidades”, em inglês. Toda a criação desse projeto é voltada à conectividade e às redes sociais.

 

No vídeo inscrito por Solanki, o Weave é posto em ação. Ele demonstra a facilidade com que se pode acessar favoritos, fazer logins, buscas e grandes novidades que vêm pela frente. Sem dúvida, esse adicional vai transformar a maneira de usar navegadores.

Sessões

Nada mais inconveniente do que perder suas sessões anteriores do Firefox não é? Às vezes nem é por culpa sua. Pode acontecer de alguém usar seu computador e não salvar as suas abas, com seus conteúdos. O Weave no Firefox 4 consegue eliminar esse risco. Logo na tela inicial da versão nova da raposa de fogo você encontra uma área chamada “Sessions”.

Organize suas  sessões!
Fonte: Reprodução

Você pode criar diferentes sessões para temas diversos e acessá-las a qualquer momento. Além de facilitar sua integração com redes sociais como Facebook, Gmail e Flickr, o novo Firefox permite criar grupos para abas. Por exemplo, você pode ler suas notícias sobre tecnologia no Baixaki e separar outras abas para tutoriais e outros artigos, caso crie uma sessão exclusiva para o Portal.

Outro uso dessas sessões pode ser destinado a jornais e revistas. As redes sociais também entram nessa jogada, já que você pode abrir uma aba para cada uma delas e mantê-las abertas sempre que for preciso. Assim, ninguém corre o risco de perder uma aba!

Lide com as perdas

Ok, você não adicionou aquele site à sua sessão específica. E agora? Não há por que ter ataques de desespero. O sistema de histórico gerado pelo Weave na aba Home vai facilitar muito a vida de quem tem memória ruim para nomes e excelente para gravar, visualmente, como o site era. Em vez de listar os nomes dos sites em texto, o Firefox 4 exibe as miniaturas de cada página.

Recupere seu histórico via miniaturas!
Fonte: Reprodução

Assim fica muito mais fácil encontrar aquele site, não é?

3D nativo

Existem rumores de que o novo Firefox pode contar com integração de suporte para os gráficos  tridimensionais no seu WebKit. A tecnologia usada se chama RT Fact e exigirá que as imagens se apresentem com o XML3D - parte da linguagem HTML usada na exibição dessas imagens super-realistas. Assim, qualquer desenvolvedor poderá fazer uso da tecnologia 3D nas suas produções.

Vão-se as abas, ficam as janelas

Quem nunca passou pelo inconveniente de ter sua janela inteira do Firefox fechada por um erro ocasionado pelo Flash ou qualquer outro plugin, que atire a primeira pedra. No novo Firefox, o plano é não deixar que isso aconteça. Em vez de fechar a janela inteira, o navegador vai eliminar apenas a aba que apresentar problemas – como o Google Chrome já faz.

E você? O que espera do novo Firefox? Será que o navegador vai inovar ainda mais e trazer conceitos diferentes? Agora é a sua vez de participar deste artigo, dê a sua opinião!

Cupons de desconto TecMundo: