Dicas do XP: adicione um link para acessar o Baixaki a partir do Menu Iniciar

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: adicione um link para acessar o Baixaki a partir do Menu Iniciar

Sempre que visitamos um site legal, é natural adicionarmos o link aos favoritos do navegador para não ter que decorar o site. Mas digamos que o navegador nem está aberto ainda e você quer abrir a página do seu site favorito imediatamente.

A seguir, mostraremos uma forma de adicionar links de sites ao Menu Iniciar para agilizar o acesso. Apesar de mostrarmos imagens do XP, o mesmo processo se aplica ao Windows Vista.

1 – Clique com o botão direito do mouse no botão do menu iniciar e procure pela opção “Explorar”. (Figura 1). Caso queira disponibilizar o mesmo atalho para todos os usuários do computador, escolha a opção “Explorar pasta All Users”.

Use o menu iniciar para guardar links favoritos.

2 – Ao abrir a janela do Explorer, clique com o botão direito do mouse no painel direito (figura 2). Ao abrir o menu de contexto, passe o mouse sobre o item “Novo” e selecione a opção “Atalho”.

Clique na opção de atalho para criar links.

3 – Em seguida, abrirá uma janela para que você insira o link do site desejado. Lembre-se de colocar “HTTP://” no início do endereço do site, assim como na figura 3. Clique em avançar.

Insira o endereço do site completo.

4 – Na próxima janela, escolha um nome para o atalho e clique em “Concluir” (figura 4).

Escolha um nome para o atalho.

5 – Abra o menu iniciar e procure o atalho que acabamos de criar na lista de programas. Basta um clique para que o navegador abra a página do site desejado.

Essa dica pode parecer bastante simples e desnecessária para alguns, mas é uma ótima forma de relacionar o conteúdo das pastas com informações úteis disponíveis na Internet. Por exemplo: você tem uma pasta com várias músicas de um artista que você gosta muito e sempre abre o Muita Música para conferir as letras. Que tal colocar um link nesta pasta para o endereço das letras deste artista?

Linke o conteúdo das pastas com os sites.

Para isso, abra seu navegador favorito e visite o site do Muita Música. Agora, procure pelo artista em questão e copie o endereço do site (figura 5). Abra a pasta do artista que contém as músicas e faça o mesmo procedimento que ensinamos acima a partir do passo 2. Assim, sempre que abrirmos a pasta de músicas desse artista, o link para as letras estará logo ao lado. O mesmo pode ser feito para sua coleção de séries de TV, receitas, programas, fotos, etc.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.