Isso já foi um problema bem maior na plataforma da Google no passado, mas alguns smartphones Android mais simples ainda sofrem um bocado para navegar na web.

Por conta disso, o desenvolvedor brasileiro Rafael Costa resolveu trabalhar em uma alternativa bem leve, porém funcional, ao Google Chrome. Ele criou o VC Browser e anuncia o navegador como sendo mais rápido que o principal concorrente, o que de fato é verdade.

Nós brincamos um pouco com o navegador na redação e pudemos constatar que ele realmente consegue carregar e renderizar as mesmas páginas que o Chrome de forma consideravelmente mais rápida. Em alguns casos, a diferença chega a ser de vários segundos, o que pode tornar a sua experiência na web muito mais agradável, especialmente quando seu smartphone ou tablet só tem redes 3G à disposição.

Economia

Falando em redes móveis, o desenvolvedor comenta na descrição do app na Google Play que incluiu uma tecnologia de compressão de dados que consegue reduzir em até 80% o tamanho das páginas baixadas no seu celular em MBs. Esse modo é ativado por padrão no app, que ainda tem uma série de recursos mais práticos, como uma seção de downloads bem acessível e um gerenciador de guias abertas bem simples.

O app foi desenvolvido para usar pouca memória RAM e, por isso, não é compatível com complementos e outras tecnologias extras que a Google incorpora no Chrome. Apesar disso, o VC Browser foi criado a partir do mesmo motor de navegação do concorrente, usando o código livre do Chromium.

Algumas novidades devem ser implantadas no app em breve, como a possibilidade de navegar na web sem carregar imagens, mas ainda não há previsões concretas para tal. O app ainda não tem versão para iOS, mas isso deve mudar em algum tempo.

O VC Browser é um app gratuito e pode ser baixado livremente na Google Play. Você precisa ter um smartphone com Android 4.4 ou superior.

Você já usou o VC Browser no Android? É rápido mesmo? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: