Pai do sistema do Projeto Apollo cria tecnologia que poderá levar você ao espaço um dia

1 min de leitura
Imagem de: Pai do sistema do Projeto Apollo cria tecnologia que poderá levar você ao espaço um dia

Embora as viagens espaciais ainda pareçam um sonho distante, pode ser que conhecer outros planetas em viagens comerciais não seja algo tão improvável para um futuro não muito distante. Prova disso é que um dos principais nomes da corrida espacial anunciou estar envolvido no desenvolvimento de um foguete que pode tornar o sonho do muita gente em realidade.

A Draper Labs foi uma das responsáveis pela criação do Apollo Guidance Computer, o computador de bordo utilizado nas naves durante o projeto que levou o homem à Lua, e agora está criando uma tecnologia semelhante nos veículos da Masten Space Systems. Batizado de GENIE (sigla em inglês para Guia Integrado de Navegação Ambiental, em uma tradução livre), o pequeno foguete da Masten foi testado e um breve vídeo mostra seu funcionamento.

Apesar do pouco mais de um minuto apenas mostrar o GENIE levantando voo e voltando ao solo, é possível conferir que o computador de bordo da Draper permite que tudo isso seja feito em segurança. A ideia é fazer com que os técnicos consigam tenham controle total sobre a velocidade, altura atigida, além de fazer com que sua aterrissagem seja um sucesso.

Isso significa voos domésticos?

Por enquanto ainda é cedo para dizer que o GENIE será o responsável pela ida de civis ao espaço, pois seu desenvolvimento foi feito a partir de uma solicitação da NASA para construir o foguete XA-0.1B — apelidado de Xombie. Em outras palavras, o envolvimento da Draper Labs nada mais é do que outra forma de prestar serviços à agência espacial norte-americana.

Contudo, o fato de a Masten Space Systems deter esse tipo de tecnologia dá margem para a criação de naves comerciais em um futuro breve. Tendo recursos de construir um ônibus-espacial e de controlá-lo, basta os meios para enviar civis para além dos limites do planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.