(Fonte da imagem: Lunar Robotics)

Um projeto desenvolvido por um grupo de especialistas vai permitir que qualquer pessoa lance seu próprio foguete para a lua, desde que tenha 5 mil dólares (um pouco mais de 9 mil reais) no bolso para participar da brincadeira. O dono dessa ideia é o Lunar Robotics, um dos grupos de especialistas que estava participando do Google Lunar X Prize, competição cujo principal objetivo é colocar um robô na lua.

A intenção não é criar um produto para deixar o grupo milionário, e sim, gerar uma ideia aberta, permitindo que mais pessoas tenham acesso à criação e possam utilizar o kit, com a possibilidade de adaptá-lo. Quem comentou isso foi o engenheiro de software da Robotics Lunar, Philip Pierce, que também declarou sua vontade de encontrar alguém que conseguisse baratear o projeto.

Para que o kit seja concretizado e testado, o Lunar Robotics ainda precisa de 25 mil dólares que devem ser conseguidos por meio da Kickstarter, uma instituição virtual que ajuda a financiar projetos criativos e inventivos.

Enquanto isso, os especialistas envolvidos testam os combustíveis que poderão utilizados no foguete, sendo que o preferido até o momento é uma mistura de dinitramide de amónio com um aglutinante de polímero de glicidil azida, o mais utilizados entre os cientistas amadores no ramo. Para economizar combustível e alcançar velocidade de forma mais rápida, os objetos utilizam balões meteorológicos como impulsionadores.