Que tal um rolê em Marte? Site da NASA permite navegação 3D no planeta

1 min de leitura
Imagem de: Que tal um rolê em Marte? Site da NASA permite navegação 3D no planeta

Marte, por si só, é um planeta que rende milhares de discussões interessantes. As características do local são amplamente pesquisadas por cientistas e outros especialistas, e a geografia, semelhante à de nosso planeta, é impressionante, com diversos elementos que tornam Marte habitável, considerando-se toda a infraestrutura necessária, é claro. Se você quiser dar uma navegada por lá, é possível fazer isso através de duas aplicações online bem bacanas lançadas pela NASA.

A primeira delas é Mars Trek, que compila 50 anos de dados (!!!) para criar uma visualização 3D da superfície do Planeta Vermelho, que pode ser explorado diretamente do seu navegador. A NASA está utilizando a aplicação online para ajudar a determinar onde pode pousar o próximo robô em 2020. Tudo isso faz parte de um plano para enviar humanos a uma missão no planeta a partir da próxima década.

A segunda aplicação é a mais legal: Explore Curiosity. Nela, como o próprio nome sugere, você fica no controle do robô Curiosity, que está em Marte desde 2012. Trata-se de um simulador que permite ao usuário “dirigir” pelo planeta utilizando controles manuais a partir de diversos ângulos de câmera diferentes.

Faça uma viagem a Marte!

As duas aplicações estão disponíveis online e são compatíveis com qualquer navegador. “Fizemos um monte de processamento 3D para fazer com que a [aplicação] Experience Curiosity funcionasse num navegador. Qualquer um com acesso à internet pode fazer uma viagem a Marte”, disse Kevin Hussey, gerente do grupo de desenvolvimento responsável no laboratório da NASA.

NASA lança duas aplicações de navegador que permitem dar passeios em 3D por Marte! Vai experimentar? Contem no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.