Brigadas de incêndio florestal poderão usar tecnologia da NASA nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Brigadas de incêndio florestal poderão usar tecnologia da NASA nos EUA

A agência espacial norte-americana está testando uma nova aplicação para sua tecnologia de escudo contra calor extremo. A intenção é criar uma espécie de abrigo portátil para agentes de brigadas de incêndio florestal, uma vez que o material utilizado atualmente nos EUA não é muito confiável em situações extremas.

Em 2013, um incêndio em Yarnell Hill vitimou 19 agentes que morreram tentando acabar com o fogo. Os abrigos não funcionaram como esperado porque o material não era resistente para aquela situação em particular.

Por conta disso, o pessoal da NASA resolveu adaptar a mesma tecnologia de escudo térmico utilizada em ônibus espaciais e em satélites para criar abrigos mais resistentes. Os primeiros protótipos já foram mandados para testes na Universidade de Alberta, no Canadá. Se tudo correr bem, é possível que brigadas de incêndio norte-americanas substituam seus equipamentos em um futuro próximo.

Essa tecnologia da NASA é basicamente constituída por uma manta feita em várias camadas de materiais diferentes. Com isso, ela impede a passagem de muito calor e ainda não deixa com que as chamas invadam o espaço interno do abrigo. No vídeo, você vê como o equipamento deve ser usado caso uma pessoa fique presa no meio do incêndio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.