Radar que detecta batimentos cardíacos encontra sobreviventes no Nepal

1 min de leitura
Imagem de: Radar que detecta batimentos cardíacos encontra sobreviventes no Nepal

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos e a NASA, agência espacial norte-americana, anunciaram que quatro homens foram salvos de escombros no Nepal graças a um radar portátil desenvolvido pelas duas entidades.

Chamado de Finder, o equipamento usa uma tecnologia de radar e micro-ondas que detecta batimentos cardíacos de vítimas soterradas.

Em 25 de abril, o Nepal foi atingido por um grande terremoto e, quatro dias depois, dois protótipos do Finder foram introduzidos com o objetivo de encontrar sobreviventes. O aparelho foi capaz de detectar batimentos cardíacos em duas localidades distintas, conseguindo localizar quatro vítimas.

"É muito gratificante ver uma tecnologia desenvolvida na JPL [um dos laboratórios da NASA] sendo usada para salvar vidas", afirmou Jim Lux, gerente de tarefas do projeto Finder. "O Finder exemplifica como uma tecnologia projetada para exploração espacial pode ter impactos profundos para a vida na Terra", completou David Miller, tecnólogo-chefe da agência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.