Houston, temos um problema: como a NASA testa os uniformes dos astronautas?

1 min de leitura
Imagem de: Houston, temos um problema: como a NASA testa os uniformes dos astronautas?

Como testar uma roupa espacial sem ter o recurso principal disponível: o espaço? É só deixar com os gênios da NASA. No centro espacial Johnson, em Houston, nos EUA, alguns engenheiros estão fazendo testes nas novas roupas que a tripulação da nave Orion vai usar em suas explorações pelo infinito e além.

No último dia 17, alguns membros da equipe da agência participaram de um treinamento em uma câmara de pressão a vácuo, para verificar as condições das peças. Durante os testes, as roupas ficam ligadas a sistemas de suporte de vida e, em seguida, o ar é removido do local.

Depois disso, o pessoal que está administrando tudo avalia a performance do traje em um ambiente que imita o interior de uma nave no espaço sideral. O “uniforme” dos astronautas é chamado de Modified Advanced Crew Escape Suit (algo como Roupas Avançadas e Modificadas de Fuga para Tripulação). O nome até assusta um pouco, mas a “roupitcha” cumpre bem a tarefa de deixar a galera viva.

Os modelitos contêm todas as funções necessárias para sustentar a vida do usuário e estão sendo projetados para permitir passeios espaciais e auxiliar a tripulação no caso improvável de a nave perder a pressão interna (despressurização). Esse foi o primeiro teste de uma série de quatro. Pelo menos no quesito pressão do ar a roupa foi aprovada. Agora, é só aguardar o próximo desafio.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.