Novo protótipo de "veículo" da NASA é versátil e bem estranho

1 min de leitura
Imagem de: Novo protótipo de "veículo" da NASA é versátil e bem estranho

Um dos principais problemas que agências espaciais enfrentam para mandar equipamentos para outros planetas e satélites é o procedimento de pouso. As chances de danificar partes sensíveis ou simplesmente destruir todo o aparelho são bem grandes. Por isso, encontrar formas seguras de colocar esses dispositivos em solo é uma das maiores preocupações da NASA, que acaba de apresentar seu novo protótipo de veículo que pode cair de uma altura de 100 km sem paraquedas ou airbags e ainda se manter intacto.

O dispositivo que você confere no vídeo é o Super Ball Bot, uma espécie de robô-veículo que pode se esticar e ir se arrastando por qualquer tipo de relevo. Ele conta com algumas hastes rígidas que ficam conectadas umas às outras por ligamentos elásticos. Quando esses ligamentos são contraídos e relaxados, as hastes se movimentam e mandam o robô para a direção que for desejada.

É possível notar que o protótipo é bastante desajeitado e ainda não consegue ser o equipamento mais eficiente do mundo na hora de se mover. Entretanto, como os desenvolvedores comentam, ainda estão sendo desenvolvidos novos comandos para controlar os movimentos da máquina, e os melhores encontrados até agora estão sendo aperfeiçoados.

O Super Ball Bot é um candidato para seguir na missão da NASA que pousará em Titan, uma das luas de Saturno.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.