Teste de satélites com Android foi um sucesso, diz NASA

1 min de leitura
Imagem de: Teste de satélites com Android foi um sucesso, diz NASA

Aparelhos com Android foram enviados ao espaço (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

Após mais de quatro anos de trabalho aproveitando parcerias com universidades, a NASA finalmente lançou os seus PhoneSats ao espaço.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os microssatélites funcionam com base no sistema operacional Android e para desenvolvê-los foram utilizados dois aparelhos HTC Nexus One e um Samsung Nexus S.

Isso levou os custos do projeto a um patamar extremamente baixo, uma vez que cada satélite enviado ao espaço saiu por menos de 3.500 dólares.

Segundo os informes da agência espacial norte-americana, três desses inventos foram enviados ao espaço no final do mês passado. De acordo com as notas da NASA, apesar de eles já terem desparecido na atmosfera terrestre, todos cumpriram com perfeição a sua missão.

Android espacial

Bruce Yost, gerente do chamado “Small Satellite Technology Program“, disse que “durante o pequeno período de tempo em que os gadgets estiveram no espaço, eles conseguiram demonstrar que os smartphones podem atuar como verdadeiros satélites quando enviados ao espaço”.

Além disso, para comprovar o sucesso da empreitada, a NASA contou com a colaboração de alguns operadores de rádio amador para realizar a comunicação com os aparelhos. Os três celulares tiraram fotos da Terra utilizando as suas próprias câmeras, contudo, as imagens não ficaram com a melhor qualidade possível.

Segundo as informações divulgadas, isso aconteceu porque elas foram enviadas em pequenas partes de volta aos laboratórios, sempre utilizando uma banda de rádio UHF. E aí, que tal mandar o seu gadget para o espaço?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.