NASA tem planos para criar um espião do espaço

1 min de leitura
Imagem de: NASA tem planos para criar um espião do espaço

(Fonte da imagem: Reprodução/B612 Foundation)

De acordo com a publicação do Discovery News, dois astronautas veteranos foram incumbidos de uma nova missão: monitorar o espaço buscando asteroides potencialmente perigosos para a humanidade, para que assim as autoridades tenham tempo suficiente de planejar e tomar as ações cabíveis em uma situação de risco.

Rusty Schweickart, piloto da Apollo durante uma viagem à Lua, e Ed Lu, tripulante da espaçonave Shuttle, estão liderando um projeto para a construção, lançamento e pilotagem de um telescópio espacial infravermelho dedicado no rastreamento de corpos celestes.

A equipe envolvida na missão espera enviar o aparelho de observação, batizado de Sentinel, entre 2017 e 2018. O plano dos cientistas e engenheiros é posicionar o telescópio na órbita do Sol, monitorando o lado menos protegido da Terra, devido à existência de menos planetas e satélites naturais nessa direção.

A princípio, o Sentinel terá como meta encontrar 90% dos asteroides com diâmetro de aproximadamente 140 metros e 50% dos corpos celestes com diâmetro de 40 metros. O projeto contará com a colaboração da B612 Foundation, uma fundação sem fins lucrativos que ficará responsável por angariar o dinheiro que bancará a missão por meio de apoios de empresas privadas e doações filantrópicas.

Fonte: Discovery News

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.