Nanotecnologia permite ver brilho na pele caso você esteja doente

1 min de leitura
Imagem de: Nanotecnologia permite ver brilho na pele caso você esteja doente

Microworms (Fonte da imagem: Gleason Lab/MIT)

Cientistas da MIT estão desenvolvendo um novo sistema para o monitoramento do corpo humano, verificando informações sobre níveis de glicose e sódio no sangue sem a necessidade de agulhas ou exames complexos.

Para isso, os estudiosos fazem o uso da nanotecnologia, através de partículas microscópicas chamadas de microworms (microvermes, devido ao seu formato tubular longo). Ao serem implantados no corpo, os tubos recheados de elementos químicos reagem com o sangue, trazendo um brilho diferenciado, caso haja algo fora dos parâmetros.

Isso pode ser visto ao olho nu, ao se posicionar uma lâmpada UV no local do implante. Com isso, o sistema se torna extremamente discreto, porém que pode ser visualizado a qualquer momento, algo necessário para quem precisa controlar níveis de glicose no corpo, por exemplo.

A natureza dos tubos criados pela MIT permite que o dispositivo fique posicionado exatamente no mesmo lugar por vários meses, permitindo que exista uma superfície de bom tamanho para reações químicas. Os microworms são pequenos o suficiente para passarem despercebidos pelo corpo humano, portanto, não são absorvidos como outras nanopartículas.

O dispositivo faria com que os diagnósticos ocorressem de forma ainda mais rápida para médicos ou pacientes, diminuindo custos e trazendo mais possibilidades de cura. O sistema também poderia ser usado como temporizador, liberando remédios diretamente na corrente sanguínea, substituindo as pílulas orais.

A pesquisa trouxe bons resultados quando inseridos na pele de ratos, sem trazer problemas de rejeição ou absorção pelo próprio corpo. Todavia, as pesquisas ainda estão em estágio inicial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.