Chineses desenvolveram fibra emissora de luz que pode virar roupa

1 min de leitura
Imagem de: Chineses desenvolveram fibra emissora de luz que pode virar roupa

Um time de pesquisadores chineses da Universidade de Fudan, em Xangai, desenvolveu um novo tipo de fibra emissora de luz que pode ser incorporada a tecidos, criando matéria-prima flexível para roupas que geram sua própria iluminação.

O núcleo da fibra é feito de fio de aço inoxidável revestido com uma fina camada de nanopartículas de óxido de zinco (ZnO), enrolado em um polímero eletroluminescente. Por fim, é aplicada uma camada transparente de nanotubos de carbono. A trama resultante tem milímetros de diâmetro e carrega finas células de um polímero eletroquímico emissor de luz.

Por enquanto, foi possível observar as cores azul e amarela emanando da fibra, que se manteve acesa por longas horas sem apresentar desgaste. Em teoria, isso poderia durar milhares de horas, assim como emitir outras cores. O consumo médio de energia também foi menor do que o de LEDs convencionais.

De acordo com os desenvolvedores, a fibra é muito leve e flexível. Todavia, por enquanto ela é muito curta e delicada para ser efetivamente usada em roupas. Quando eles descobrirem uma forma de aumentar a resistência e reduzir o diâmetro do material, então realmente será possível incorporá-lo a tecidos e produzir “roupas inteligentes” que emitam seu próprio padrão luminescente.

É uma pena que a era da discoteca já tenha passado, ou os cientistas que desenvolveram essa fibra fariam uma verdadeira fortuna.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.