Quando você menos espera surgem várias novidades tecnológicas. Coisas que parecem ter saído das mentes de gente como Steven Spielberg ou Stanley Kubrick e vieram diretamente das telas do cinema para sua casa.

O Baixaki já falou sobre isso em três artigos de modo mais específico. Na série “Da ficção para a realidade” você já viu tecnologias empregadas nos filmes “De volta para o futuro”, “Minority Report – A nova lei” e “Exterminador do Futuro 4 – A salvação” e que podem ser encontradas (ou pelo menos algo semelhante) na realidade de hoje.

Saindo do mundo do cinema e voltando para a realidade, conheça agora o Mercator, uma pulseira despretensiosa à primeira vista, mas que é um projeto de um computador para múltiplas tarefas que usa nanotecnologia e holografia para agilizar a vida de seus usuários.

Mercator. Fonte: Kingyo

Mercator. Fonte: Kingyo

Mercator

O dispositivo é um projeto da empresa de design de UI (interface de usuário) da cidade de ChengDu, na China. O equipamento combina alta tecnologia para servir de apoio a pessoas que são tão reféns da vida moderna que não podem perder tempo acessando um notebook para tarefas simples como ver email, saber a previsão do tempo, fazer lista de compras etc.

A intenção do equipamento não é substituir outros equipamentos como notebooks, netbooks, palms, tablets e desktops, contudo, ser um apoio para o dia a dia  de qualquer cidadão atarefado. Ele torna mais simples e reúne várias funções corriqueiras em uma pulseira visualmente comum.

Ele se utiliza de projeção holográfica de imagens, nanotecnologia e nanomateriais  como um novo processador em forma de chip da AMD. Com isso, ele forma um bracelete simples que pode ser carregado no pulso tal qual uma pulseira convencional ou um relógio.

Controle de saúde

Além de informações como as citadas acima, o Mercator tem a capacidade de prestar informações sobre a saúde de seu utilizador, informando batimentos cardíacos, exibindo uma curva de sinais vitais e emitindo uma mensagem avisando se tudo vai bem ou não com o seu corpo.

Que tal informações sobre sua saúde direto no pulso?. Fonte: Kingyo.

Que tal informações sobre sua saúde direto no pulso? Fonte: Kingyo

Agenda

A vida moderna é corrida, isso é fato. Cada vez mais as pessoas têm menos tempo e acabam se perdendo em meio a tantos compromissos. O Mercator, se um dia se tornar realidade, coloca no pulso todas as tarefas que você precisa levar a cabo, evitando atrasos por ter se esquecido de uma ou outra atividade.

Não perca mais nenhum compromisso. Fonte: Kingyo

Não perca mais nenhum compromisso. Fonte: Kingyo

Mapas

Ninguém mais fica parado e para quem se desloca diariamente por sua cidade ou então costuma viajar para lugares diferentes, o Mercator também conta com um sistema de mapas que indicam sua localização e permite a você acesso rápido a ruas e locais próximos de onde você se encontra.

Mapas sem nenhum problema. Fonte: Kingyo

Não perca mais nenhum compromisso. Fonte: Kingyo

Lista de compras

O Mercator também substitui itens corriqueiros da vida humana, como a lista de compras em papel. Em vez de levar anotações em papel e uma caneta, bastaria uma projeção holográfica com o dispositivo para verificar quais itens necessitam ser adquiridos, tornando ainda mais prática a organização das compras mensais.

Nada de papel na hora de fazer a lista de compras. Fonte: Kingyo

Nada de papel na hora de fazer a lista de compras. Fonte: Kingyo

Obviamente, o Mercator ainda não é realidade e estas são apenas algumas de suas funções. Contudo, ele aponta para um caminho interessante, da interação entre várias vertentes da alta tecnologia com o intuito de facilitar a vida humana. Vocês veem utilidade em um dispositivo como o Mercator? Será que se ele um dia se tornar realidade, vai cair nas graças de consumidores ao redor do mundo? Dê sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: