Câmera ultrafina com foco múltiplo pode revolucionar smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Câmera ultrafina com foco múltiplo pode revolucionar smartphones

Você já deve ter ouvido falar sobre o projeto da Lytro, uma câmera que faz imagens com foco múltiplo, ou seja: você primeiro faz o clique e pode mudar o foco depois, quantas vezes quiser. Com base nisso, a equipe da empresa californiana DigitalOptics está divulgando a Mems|Cam, um sistema com o mesmo objetivo, mas que traz características capazes de transformar o mercado de smartphones.

Enquanto a Lytro conta com sensor de apenas 1 MP, a Mems|Cam pode fazer fotos entre 8 MP e 13 MP e permitir que você faça cliques rápidos, se preocupando com o foco depois. Outro diferencial do sistema está em seu tamanho: a Mems|Cam foi projetada para caber em um smartphone de apenas 5,1 mm de profundidade, algo que pode ser essencial para que ela se popularize.

O fabricante ainda garante que o uso do sistema traz uma impressionante economia de energia no aparelho, fazendo com que a bateria dure muito mais. De acordo com o site Digital Trends, o aparelho usa apenas 1% da energia gasta por outros sensores de câmera.

Além disso, a DigitalOptics ainda traz para a Mems|Cam um sistema de reconhecimento facial capaz de identificar e focar qualquer rosto em menos de 3 milissegundos. No vídeo publicado pelo Digital Trends, é possível ver a ação, praticamente instantânea.

Segundo o PetaPixel, o sistema chamou a atenção de investidores e fabricantes de smartphones durante a MWC. A publicação ainda aposta na chegada da Mems|Cam ao mercado de smartphones ainda em 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.