Sampulator: que tal criar músicas eletrônicas online usando seu teclado?

1 min de leitura
Imagem de: Sampulator: que tal criar músicas eletrônicas online usando seu teclado?
Imagem: Radio Banovina

Programas dedicados à criação de músicas costumam exigir que sejam usados controladores MIDI ou placas externas de som conectadas a microfones – o que pode dificultar o trabalho de entusiastas a compositores. Mas internautas que desejam explorar sua vertente musical por meio de soluções práticas online agora podem colocar toda sua criatividade à prova a distância de apenas alguns cliques.

Desenvolvido em HTML5 por Steven Doyle, Sampulator é uma ferramenta que dispensa qualquer tipo de plugin ou acessório físico extra destinado à criação de faixas de áudio em loop (samplers). Os sons disponíveis, gravados todos por Doyle, são compostos por percussão, sintetizador e guitarra; alguns efeitos de voz também podem ser usados (acesse o serviço aqui).

Para que a composição comece a ser feita, tudo o que usuário tem de fazer é selecionar o BPM (batidas por minuto) e pressionar a tecla “Shift” – esse comando dispara o modo gravação. Operar os instrumentos é fácil: basta apertar as linhas do teclado que vão de “1” à letra “Z” e pronto.

Clique sobre os três pontos localizados à direita de cada track para, por exemplo, deletar a linha e adicione camadas às suas composições. A bateria ficou fora do tempo? Pois então clique sobre a nota e, com o mouse, arraste-a para a colcheia devida. E atenção: certifique-se de fazer seu login em Sampulator através do Twitter para que suas criações possam ser salvas.

Confira aqui um sampler criado por meio de Sampulator e não deixe de compartilhar suas composições conosco por meio do campo de comentários abaixo!

...

Qual instrumento musical você toca? Como você faz as gravações em seu computador? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.