Inventor usando sua bateria

Fonte da imagem: BBC

Quem toca bateria sabe como é complicado transportar o equipamento de um lado para outro, devido ao grande peso e espaço que o instrumento ocupa em qualquer veículo. Pensando nisso, Aseem Mishra, de 17 anos, criou uma calça jeans que também é um instrumento musical, capaz de produzir oito sons diferentes.

Os sons da bateria são acionados ao batucar as mãos nas coxas ou joelhos, ou ainda ao bater com os pés no chão. A roupa apresenta sensores nestes locais estratégicos, que permite ao usuário tocar como se estivesse, de fato, com as baquetas à frente da bateria. Ela é plugada em uma mochila especial, recheada de circuitos que amplificam os barulhos e faz com que a calça chegue muito próximo da sonoridade de uma bateria real.

A ideia, conta Mishra em entrevista para a BBC, veio exatamente do fato do garoto estar em uma banda. Segundo ele, era preciso levar primeiramente o instrumento ao local de apresentação antes mesmo de conduzir os próprios integrantes até o lugar, o que poderia ser um tanto quanto complicado.

Mochila e conector para ligar sensor a amplificador

Fonte da imagem: BBC

A calça-bateria deu a Mishra o prêmio em uma feira de jovens inventores de Londres, cidade em que reside. Além do troféu, o adolescente também levou para casa o valor de mil libras (cerca de 2,6 mil reais) como prêmio. Ele já havia sido vencedor do prêmio, com uma bateria que acendia ao ser tocada e agora segue para uma feira em Los Angeles, concorrendo novamente a um prêmio com a invenção.

Cupons de desconto TecMundo: