Como sua voz pode soar quando submetida aos mais diversos cenários? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como sua voz pode soar quando submetida aos mais diversos cenários? [vídeo]

A reverberação é um fenômeno acústico gerado a partir da reflexão contínua de uma frequência. Diferente do eco, em que o intervalo longo entre as repetições possibilita distinção entre a fonte do som e suas variações, o efeito conhecido também como reverb é um velho aliado de quem trabalha com produção e edição de músicas.

É possível simular, por exemplo, o efeito sonoro gerado por corais de igreja a partir de um simples girar de botão. E o que um cantor solo quando submetido não às maravilhas da edição de áudio, mas a cenários capazes de gerar reverberação natural, é capaz de criar? Pois foi esse o questionamento levantado pela produtora australiana Touché Videoproduktion.

Na voz de Joachim Müllner, o personagem “The Wikisinger” demonstra o resultado de sua cantoria quando a performance é executada sobre os diversos tipos de “palcos”: uma sala de estar, um quarto pequeno, parecido até mesmo com um forno, galpões industriais, um ginásio de esportes, locações abertas e, é claro, uma igreja são alguns dos cenários que geram os mais diferentes tipos de reverb.

O destaque do registro não vai apenas para a peculiaridade de cada instalação: o trabalho de edição de áudio e vídeo deixa o clipe charmoso e convida o espectador a acompanhar a divertida jornada rumo à descoberta por novos sons. Vozes são mixadas e funcionam como backing vocals à canção entoada por Müllner. Então fica o desafio: feche os olhos, ouça a música e tente adivinhar o local onde um determinado trecho foi gravado.

Vale lembrar que esta não é a primeira experiência conduzida pela Touché Videoproduktion. Em novembro de 2013, a mesma produtora publicou um vídeo no qual um baterista aparece também envolto por cenários diferentes – o que gera, naturalmente, reverberações distintas, fazendo o instrumento soar de formas completamente diferentes (assista ao vídeo acima).

Você conhece mais  formas de criação de efeitos de áudio naturais? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.