Projeto inovador ensina música com Guitar Hero da vida real

1 min de leitura
Imagem de: Projeto inovador ensina música com Guitar Hero da vida real
Imagem: CMuse

Se você é daquelas pessoas que não tocam nenhum instrumento musical, seja porque não tem tempo, dinheiro para cursos ou sente muita dificuldade no aprendizado, vai adorar o Virtual Band, sistema desenvolvido por quatro jovens alunos do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas da FATEC Rubens Lara em Santos.

O que eles fizeram foi desenvolver um programa que usa uma espécie de projeção holográfica por meio de óculos inteligentes, como o Google Glass ou o HoloLens, para ensinar às pessoas como tocar uma série de instrumentos musicais — por exemplo, guitarra, piano e bateria.

O resultado fica parecido com o Guitar Hero, o game em que você toca músicas famosas com a ajuda de controles em forma de instrumentos musicais, com a diferença de que, no caso desse projeto, eles são reais. Usando os óculos apropriados e acessando a música que você deseja tocar, o Vitual Band projeta no instrumento onde e quando você deve tocar para que a canção fique correta.

Em breve, ao alcance de todos

Ganhador do terceiro lugar no Desafio Inova 2014, que premia projetos feitos por alunos das FATECs e ETECs, esse sistema chamou a atenção de um empresário que tem a intenção de bancar o desenvolvimento dessa plataforma até torná-la em algo passível de ser inserido no mercado. Os próprios alunos criaram também um plano de negócios que vem sendo aprimorado com a ajuda de professores e outros envolvidos.

É possível que logo mais tenhamos esse programa disponível para ajudar todos a tocar algum instrumento musical com mais facilidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.