O futuro dos instrumentos musicais passa pelo computador, como mostra o artigo que o Baixaki preparou: Os instrumentos musicais da era digital. A Kitara, mais novo lançamento da empresa Misa Digital Instruments, é uma ótima prova disso, já que conta com uma interface totalmente digital.

O vídeo acima foi registrado na CES 2011 pela equipe do Baixaki e exibe uma demonstração real da Kitara. Segundo o palestrante, está difícil suprir a demanda pela guitarra, que, para ele, é um dos dez melhores produtos de toda a convenção. O vídeo demonstra como funciona a tela sensível a até cinco toques simultâneos.

A guitarra, que em vários aspectos se parece bastante com uma de verdade, possui 24 casas (frets), cada uma com um botão sensível ao toque, o que permite maior mobilidade das mãos. Em compensação, ela não tem nenhuma corda. Toda a parte de ataque é executada sobre uma tela touchscreen, de oito polegadas, localizada no corpo do instrumento.

Tela sensível ao toque

Fonte da imagem: MisaDigital

A tela, além de simular as cordas e conseguir detectar tanto notas únicas quanto acordes, ainda possui modos diferenciados. Em um deles, por exemplo, o usuário pode produzir efeitos variados a alterá-los usando o esquema de mapeamento de eixos da tela.

A Kitara ainda possui saída de áudio e MIDI, saída para headphone, sintetizador onboard com vários efeitos programáveis e outros pré-prontos (chorus, delay, wah-wah etc), mais de cem sons digitais e funciona usando o sistema operacional Linux.

A guitarra pode ser encomendada no site oficial do desenvolvedor, e vem em dois modelos: a tradicional, por 849 dólares e a edição limitada, que possui mais recursos, por 2.899 dólares. As encomendas começarão a ser enviadas a partir de abril deste ano.

Cupons de desconto TecMundo: