ECAD lança sistema que identifica automaticamente músicas executadas na TV

1 min de leitura
Imagem de: ECAD lança sistema que identifica automaticamente músicas executadas na TV

Para tornar o processo de distribuição de direitos autorais ainda mais dinâmico e após o sucesso do Ecad.Tec CIA Rádio, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) lançou, em outubro, o Ecad. Tec CIA Audiovisual, segundo software da família de Captação e Identificação Automática que reconhece e identifica automaticamente as músicas executadas na programação das TVs abertas e por assinatura.

O Ecad.Tec CIA Audiovisual, desenvolvido pelo Ecad em parceria com a PUC-Rio –  instituição com expertise em sistemas de alta tecnologia –   e com especialistas da USP de São Carlos, é 100% de propriedade intelectual do ECAD.

“A nova tecnologia possibilitará a identificação automática de todas as músicas executadas na programação de 48 canais de TV, 24 horas por dia, sete dias na semana, tornando a distribuição de direitos autorais nesse segmento muito mais rápida e precisa”, destaca José Pires, gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do ECAD.

“Enquanto que no CIA Rádio a música vinha limpa e sem interferências, no CIA Audiovisual, o maior desafio foi conseguir identificar pequenos trechos de músicas, que em sua maioria eram utilizadas como fundo e trilha, junto com diálogos”, explica Marco Grivet, do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio e coordenador do projeto na universidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.