Como acessar as suas músicas em qualquer lugar?

7 min de leitura
Imagem de: Como acessar as suas músicas em qualquer lugar?

Músicas em qualquer lugar.

Você já parou para pensar em quantas horas, megawatts e esforço foram necessários para consolidar uma boa coleção de músicas em seu computador? E está tudo confinado em um único lugar: seu disco rígido. É claro que você pode guardar as suas favoritas em um dispositivo USB e carregá-las para onde quer que você vá, mas e se você quiser ouvir “aquela” música?

Serviços de streaming musical como o Grooveshark permitem que o usuário escute arquivos de som hospedados na nuvem, mas não possuem exatamente o seu repertório. Aquela coleção bem cuidada, com capas, TAGs ID3 em todos os arquivos e separados por ano, nome do artista e álbum que você tem em seu computador. Como fazer para acessar a SUA coleção de qualquer lugar?

Existem centenas de possibilidades, e nós vamos ensinar algumas delas aqui.

Acesso remoto: todo o seu sistema disponível pela internet

Acesso remoto. Seu computador via internet.A primeira de todas as formas de acessar as músicas do seu computador é também a mais simples: acesso remoto ao seu sistema. Existem inúmeras ferramentas para este fim, como o Ultr@VNC e diversos outros softwares de VNC (Virtual Network Computing).

Algumas ferramentas como o Hamachi e o Agente DDNS da Winconnection facilitam a vida de usuários que precisam acessar sua máquina, mas não possuem (ou não querem pagar para possuir) um endereço de IP fixo.

Para saber melhor como usar o Hamachi acesse este artigo. Para os nossos fins vamos utilizar o Agente DDNS.

Basta fazer o download do software e instalá-lo. Ao receber a notificação sobre o bloqueio do firewall, pode selecionar a opção Desbloquear.

Tela de criação de conta do Agente DDNS.

Concluída a instalação, o programa vai solicitar para que você insira login e senha ou crie uma nova conta. Vamos criá-la.

Tela com a conexão do DDNS.Basta inserir seu nome, um endereço de email válido (para receber a chave de confirmação do cadastro) e o endereço do qual você pretende acessar seu computador.

Após clicar em Avançar, o software enviará para o seu email cadastrado uma senha que será solicitada na próxima janela. É utilizado este método de validação, pois o endereço que você estará utilizando expira depois de algum tempo, e um email é enviado pedindo que você reative o serviço caso ainda deseje utilizá-lo.

Pronto. Agora é só acessar no seu software de acesso remoto o endereço que você criou (que pode ser tanto com a extensão .ddns.com.br quanto .winconnection.net.

Winamp Remote: player de músicas com ferramenta para streaming

Pouca gente sabe, mas quando você instala a versão Full do Winamp, pode escolher instalar junto um agente de compartilhamento das suas músicas.

O software, chamado Winamp Remote, é um aplicativo separado do player, e precisa estar instalado apenas no computador em que a biblioteca de música está localizada. Você pode até mesmo baixá-lo separadamente, e não é necessário ter o Winamp instalado em seu computador para utilizar o Winamp Remote.

Após instalado, você deve criar uma conta no serviço Orb.com, por meio da própria instalação do software (é necessário a utilização de um email válido) e selecionar as pastas com suas músicas na configuração do software. A grande vantagem do sistema é que você não precisa de um software onde quer que esteja quando quiser ouvir suas músicas. Basta acessar o site do Winamp Remote e digitar seu login e senha.

Site do Winamp Remote. Acesse suas músicas em qualquer lugar.

Isso é suficiente para que o Winamp Remote conecte o navegador que você está acessando ao seu computador pessoal por meio da internet, e você pode navegar por suas pastas e escolher as músicas que deseja tocar.

Você pode acessar o sistema do seu celular, computador do serviço e de amigos, videogame com acesso à internet (Wii, Xbox ou PS3) e ainda pode enviar o link das músicas direto para seus amigos, evitando que eles precisem de senha para ouvir seus arquivos.

Tela do Winamp Full fazendo streaming por meio do Winamp Remote.

Se você possui o Winamp instalado no computador que está acessando suas músicas online, pode utilizar o navegador integrado da versão Full. Assim você ouve suas músicas favoritas no seu player favorito de forma integrada e inteligente.

Opera: um navegador com funções musicais

A versão 10 do navegador Opera trouxe um aplicativo pouco conhecido e (por consequência) pouco utilizado pelo grande público: o Opera Unite! A ideia do Opera Unite é o compartilhamento dos seus arquivos com você mesmo em locais diferentes. Assim, o Opera se torna um gestor de mídia, provendo acesso ao seu conteúdo onde quer que você esteja.

Ativação do Opera Unite no seu navegador.

O acesso é restrito por senha, e, portanto, seu conteúdo não fica exposto para todos na internet, mas você pode (da mesma forma que com o Winamp Remote) compartilhar arquivos para streaming com seus amigos por meio de links, sem a necessidade de utilização de senhas (alterando suas configurações de segurança).

Criação de endereço para a biblioteca de mídia remota.

Para acessar o conteúdo do seu computador remoto, após criar a sua conta e inserir o nome do computador, acesse (no computador remoto) o endereço do seu PC com a base de dados musical. Você precisará entrar com a senha fornecida pelo sistema para encontrar suas músicas (não é a mesma senha do login).

Senha de acesso do Opera Unite.

A senha é facilmente encontrada na parte do Media Player, na mesma região em que se encontra o endereço do servidor, mas um pouco para baixo. Está dentro de uma caixa rosa.

Remote Potato: a batata da vez para usuários de Windows 7

Se você utiliza o Windows 7 Media Center, deve estar acostumado com a facilidade com que o sistema gerencia músicas e vídeos no seu computador. Com o Remote Potato, você consegue a mesma agilidade em um ambiente online.

Programado utilizando o Microsoft Silverlight, o Remote Potato deve ser instalado no computador “servidor”. Ele pega as mesmas pastas utilizadas pelo Windows Media Center para gerenciar suas músicas e as exibe online. Basta você acessar seu computador de um navegador. Dê uma olhadinha no Remote Potato em ação:

Subsonic: acesso via web com players perfeitos para smartphones

Se você possui um smartphone com sistema operacional Android ou um iPhone e pretende acessar suas músicas de casa em qualquer lugar por meio do seu gadget, o Subsonic é a sua ferramenta.

O aplicativo conta com players específicos para Android (Subsonic Music Streamer - gratuito) e iPhone (Z-Subsonic - pago), e suas configurações permitem que o tamanho dos arquivos seja diminuído para melhorar a conexão (e por consequência diminuir o consumo de dados nos aparelhos ou mesmo evitar travamentos por velocidade baixa do plano de transferência). A última versão do aplicativo móvel suporta comandos de voz para o player. Assim você pode simplesmente falar o que deseja fazer e oSubsonicc executa a ação.

Painel de controle do Subsonic (localizado na Bandeja do sistema - systray).

Caso o usuário queira um player no seu computador remoto, o Subsonic disponibiliza aplicativos em AIR, compatíveis com Mac, Linux e Windows para que você possa ouvir suas músicas no computador em que estiver.

Após instalado, o Subsonic é um pouco complicado de fazer funcionar, mas compensa! A primeira coisa que você deve fazer é alterar a porta de acesso do sistema na aba Settings. Use uma porta aleatória (para o teste utilizamos a porta 5566). Ao terminar a configuração da porta, acesse a página de configuração do Subsonic (http://localhost:5566/).

Tela de login do Subsonic (Acesse como o usuário Admin, sem senha).

Com isso, você deve estar na página de login. Basta clicar na opção de alterar a senha e criar novos usuários para o serviço. Acessando novamente o serviço (com o login e senha cadastrados) você deve seguir os três passos mostrados na tela para poder ouvir suas músicas.

  1. Criar usuários e senhas individuais (você pode utilizar o usuário Admin – padrão do sistema);
  2. Configurar suas pastas de músicas (não há navegador aqui, você terá que preencher o endereço manualmente das suas pastas);
  3. Configurar um endereço único para o acesso (no modelo seunome.subsonic.org).

Larará, eu não estou perto do meu computador, mas eu tenho música!Acessando este endereço de qualquer navegador, você consegue escutar o streaming de suas músicas (testado com o Opera, Firefox, Internet Explorer e Google Chrome).

Caso você tenha algum problema, pode conferir um tutorial completo passo a passo do Subsonic no próprio site do serviço.

Se o serviço de URL facilitada parar de funcionar, você pode utilizar o Agente DDNS (como mostrado no início do artigo) para criar um endereço fácil para o seu computador. Basta adicionar o endereço da porta após um “dois pontos” no final do endereço para acessar seu sistema.

PS3 Media Server: um servidor multimídia para diversos receptores

Desenvolvido inicialmente para funcionar como um servidor multimídia para o console da Sony, o PS3 Media Server é um Media Center que atualmente permite acesso remoto vindos de vários sistemas, entre eles o PS3, o Xbox e o Xbox 360, televisões com acesso à internet e a Media Centers em rede (Samsung, Sony Bravia e Philips possuem sistemas para acesso a servidores externos).

Tela principal do PS3 Media Server.

O programa não necessita de muitas configurações. Basta instalá-lo e desbloqueá-lo no firewall do Windows. O seu sistema deve levar alguns segundos para reconhecer o PS3 Media Server. Caso não o reconheça, experimente forçar o número de IP do seu computador. Você pode fazer isso na aba Configuração Geral, no campo Forçar IP do servidor. Neste campo, digite o endereço de IP do computador em que o programa está instalado.

Para saber como descobrir o endereço de IP do seu computador acesse este artigo. Lembre-se que é o endereço de IP do seu computador na sua rede interna, e não do seu acesso à internet.

Relaxe. Música sempre!

E você, conhece alguma outra forma de acessar suas músicas pela internet? Compartilhe conosco sua experiência no mundo do streaming e ajude outras pessoas a terem acesso ilimitado aos seus arquivos de áudio por meio da Web.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.