Independente do estilo musical que você costuma ouvir, provavelmente em algum momento da sua vida você já praticou a popular “batucada”, transformando um objeto qualquer do ambiente em instrumento musical.

Através de um conceito bem parecido, Felix Faire, um estudante da UCL, resolveu utilizar os seus conhecimentos tecnológicos e muita criatividade para criar o projeto Contact. Trata-se de um aparelho que é instalado em uma mesa, transformando o móvel em um sintetizador com um visual psicodélico.

Com um simples toque de dedo na superfície, é possível produzir sons parecidos com uma batida de palmas. Com uma pancada um pouco mais rigorosa, um barulho de bumbo de bateria pode ser emitido. Através de gestos e movimentos com as mãos, você pode criar efeitos dignos de uma verdadeira mesa de mixagem.

(Fonte da imagem: Reprodução/CreativeApplications.Net)

Como funciona?

Esta mágica se torna realidade graças a um conjunto de sensores que podem detectar qualquer vibração aplicada sobre a superfície da mesa, incluindo pequenos atritos. A parte gestual é capturada através de um sensor que reconhece os movimentos das mãos e dos dedos à distância.

Há também um pedal que trabalha em conjunto com os dispositivos sobre a mesa que permite realizar alterações de tons e executar alguns efeitos adicionais, trabalhando em paralelo com os gestos realizados pelas mãos.

(Fonte da imagem: Reprodução/CreativeApplications.Net)

Balada na mesa

Para deixar tudo ainda mais legal e com uma cara de equipamento futurista, Faire adicionou um projetor para criar uma espécie de interface visual que se altera de acordo com os comandos realizados neste instrumento musical. O resultado disso são linhas luminosas que se movimentam e distorcem de acordo com cada comando e nota emitida.

(Fonte da imagem: Reprodução/CreativeApplications.Net)

Se você curtiu a ideia e que saber os mínimos detalhes do Contact, acesse este site, que esclarecerá alguns aspectos mais específicos que envolvem a construção do dispositivo.

Ainda não há nenhuma informação que confirme que esta genial criação se torne comercializável. Mas, se algum dia este aparelho genial o for, pode ter certeza que uma legião de batucadores de plantão vai se arriscar no universo da música de uma forma muito mais interessante.

Cupons de desconto TecMundo: