Jogue com sua guitarra do PS2 ou PS3 no PC

2 min de leitura
Imagem de: Jogue com sua guitarra do PS2 ou PS3 no PC

Games musicais não são uma exclusividade dos consoles. Além do clássico Guitar Hero 3, o PC conta com grandes títulos gratuitos como o JamLegend e Frets on Fire. Embora façam uso criativo do teclado do computador (empunhado na forma de uma guitarra) segurar um instrumento em mãos é muito mais divertido que abraçar o periférico de maneira estranha.

Mas calma lá, se você já possui a guitarra do PS2 ou do PS3 não precisa desembolsar com um novo acessório só para garantir um show diante do computador. Com estas dicas do Baixaki, basta plugar o instrumento no PC, colocar os óculos escuros e aguardar os aplausos.

Pré-requisitos

Você pode não possuir qualquer habilidade com instrumentos, mas é imprescindível que possua uma guitarra para o PS2 ou PS3 para seguir com este tutorial. Qualquer modelo vale, desde versões oficiais do Rock Band e Guitar Hero até versões genéricas de outras marcas.

Caso seu console seja o PS2, precisará também de outro acessório para converter a entrada do controle do Playstation em uma USB. O pedaço de cabo pode ser encontrado por apenas R$ 20,00 em diversos sites de vendas pela internet.

Para fazer a leitura e a intermediação dos comandos, você precisa também do programa Xpadder, disponível aqui no Baixaki. Caso utilize o Windows 7 e encontre problemas, execute o programa em modo de compatibilidade e altere apara Windows XP SP3.

Baixar o Xpadder.

Finalmente, mas não menos importante, você precisa de bons jogos musicais para testar sua nova guitarra para o PC. As melhores pedidas gratuitas são: JamLegend, jogo que roda direto do browser, e o Frets on Fire, campeão absoluto de downloads.

Baixar o Frets on Fire

Faça você mesmo

Plugue a guitarra no computador e aguarde que o dispositivo seja reconhecido. Em seguida, abra o Xpadder, clique no botão com o desenho de um joystick e escolha a opção “New”:

Uma janela para o reconhecimento dos botões é iniciada. Clique na aba “DPad” e ative a opção “Enabled”. O programa então pede para você identificar os comandos na guitarra, pressione a palheta para cima e para baixo quando solicitado, mas clique em “Cancel” ao indicar as setas laterais:

A seguir, vá até a aba “Buttons” e pressione por alguns instantes cada um dos botões do braço da guitarra (somente um de cada vez) para que o programa faça o reconhecimento. Atribua um nome a cada um e oriente-os como no instrumento, isso facilitará seu trabalho:

Feito isso, dirija-se a aba “Finish” e clique na opção “Close”. Sua última tarefa é clicar sobre cada botão e atribuir-lhe a tecla correspondente (que variam de acordo com o jogo). O exemplo abaixo utiliza a configuração do Frets on Fire: os botões coloridos do braço da guitarra substituem as teclas F1 ao F5 e a palheta (DPad para cima e para baixo) faz o papel do Enter.

Não se esqueça de salvar sua configuração clicando no botão com o desenho de um joystick para não precisar repetir a tarefa da próxima vez. Vale lembrar que você deve manter o Xpadder aberto (mesmo que em segundo plano) sempre que quiser jogar.

Gostou da dica? Então envie sua sugestão e ajude a melhorar o site.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.