Volume baixo após a instalação do Linux?

1 min de leitura
Imagem de: Volume baixo após a instalação do Linux?

Após instalar uma distribuição Linux qualquer no PC, é muito comum que o volume de som do sistema venha muito baixo por padrão. Por isso, muitos usuários pensam até que a distro pode ter algum defeito. Isso já aconteceu comigo, pois quando instalei o Mandrake alguns anos atrás(que virou o Mandriva posteriormente),  ele estava completamente sem som. A solução foi bem simples, sendo a mesma que será explicada aqui: habilitar o som no controle de volume do sistema.

Como demonstração, vamos usar o Ubuntu Linux por exemplo. Para entrar nas configurações de áudio do Ubuntu, basta clicar com o botão direito sobre o ícone de som na barra de tarefas superior e verificar se a opção mudo está selecionada. Caso positivo, desmarque esta opção. Caso contrário, selecione “Abrir Controle de Volume”.

Controle de Volume do Ubuntu


Na interface acima, você pode notar três níveis de volume (Mestre, PCM e Front), se o Alsa Mixer for o dispositivo de áudio padrão de seu sistema. Logo, para aumentar o volume, basta ajustar estes três níveis nas barras. Caso o dispositivo seja outro, como o PulseAudio, basta testar as opções que causam uma mudança no volume de som.

Demais distribuições


O processo descrito acima é bastante parecido para as demais distribuições. Caso você esteja usando o ambiente gráfico Gnome, provavelmente você irá executar os mesmos passos apresentados. Se o ambiente de sua distro for o KDE, XFCE ou outro, procure o ícone de áudio em algum dos painéis do desktop e selecione as opções relacionadas às alterações do volume do som.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.