Um passeio virtual 3D pelos sonhos e desejos de Michael Jackson

3 min de leitura
Imagem de: Um passeio virtual 3D pelos sonhos e desejos de Michael Jackson

A exposição "Coleção do Rei do Pop" em si tem história, já que inicialmente deveria ser a liquidação em leilão das peças. MJ tinha acertado com a Julien´s a venda de todas as peças mostradas, mas mudou de ideia no meio do caminho e tentou parar judicialmente a venda. A casa de leilões já havia gastoad milhões de dólares em transporte – que envolveu mais de 30 homens e 10 caminhões ao longo de três meses – das peças, e na montagem das mesmas em lotes para leilão.

Peças da coleção do Rei do Pop: Zoltar, do filme Quero ser grande

Apesar de a justiça americana ter determinado que a Julien´s poderia vender todo o material, em acordo fora dos tribunais, Jackson e o leiloeiro pararam o processo. Ao invés de vender as peças, abriram a montagem já feita numa loja de departamentos abandonada como a exposição que você navega nesse panorama virtual. Passados os doze dias de exposição, todo o material foi devolvido ao Rancho Neverland.

A Mostra

A Coleção

Peças da coleção do Rei do Pop: Darth Vader e Batman

Entre os objetos mais notáveis da mostra – e certamente mais caros – estão estátuas de personagens famosos do cinema como Batman, Darth Vader e o E.T. de Steven Spielberg. Outras estátuas, como as dos atores Bruce Lee e Marilyn Monroe, e de personagens como Lara Croft, Peter Pan e até mesmo a máquina Zoltar de “Quero Ser Grande” também estão presentes.

Os jogos eletrônicos e arcades são outra grande atração do passeio, que apresenta consoles de arcade como os Sega R360 e Virtua Racer, além de uma infinidade de máquinas menores e mesas de pinball. Também são encontrados diversos brinquedos de parques de diversões

Navegando pela exposição

Instruções para o controle de navegação do passeio virtualPara ver estas peças, e muitas outras que foram acumuladas pelo cantor durante sua vida e que faziam do Rancho Neverland o lugar onde MJ podia realmente se sentir sempre jovem, basta acessar o site da exposição.

A navegação pode ser semi-automática, bastando a você clicar nos pontos de interesse e esperar a rotação da imagem de cada área dar a volta completa, ou pode ser manual, clicando no botão turn auto rotate off. Também é possível orientar a navegação a partir do cursor do mouse, ou mesmo arrastando o mouse, dependendo da seleção no botão de navegação.

Para aproximar ou afastar a visualização, além dos botões de zoom existentes no menu, é possível usar a rodinha do mouse ou então aproximar com a tecla shift, e afastar com a tecla control. Para atingir cada seção da mostra, basta clicar nos hotspots, pontos circulares que aparecem nas imagens, indicando a entrada de cada divisão.

A tecnologia do passeio virtual

Outro ponto de interesse no site, mas quase ninguém percebe, é a maneira como o passeio foi criado. O sistema de imagens usado para esse tipo de cenário é conhecido por Fotografia VR (de Virtual Reality – realidade virtual).

Peças da coleção do Rei do Pop

Para obter os cenários, são utilizados espelhos curvos colocados no chão e no teto, que são fotografados por uma câmera digital de alta qualidade. Essas fotos são depois processadas por um aplicativo específico que conserta a distorção das imagens, causados pela superfície curva do espelho, para obter os cenários. Você pode notar essas distorções nos cantos superiores de cada visualização, que durante a rolagem da imagem parece que são esticados.

A impressão da equipe Baixaki

Um passeio definitivamente válido, não só pela curiosidade em conhecer melhor a personalidade – e de certa forma a intimidade – de Michael Jackson, mas também para ver de perto uma quantidade muito grande de lembranças dos grandes sucessos do entretenimento.

A mostra em si abriga objetos de desejo – e em alguns casos de idolatria – da maioria dos nerds e geeks, como as estátuas de Han Solo congelado em carbonite, do andróide R2D2 e do Homem-Aranha. Também o público gamer é recompensado com vislumbres de máquinas que dificilmente são encontradas nos salões de fliperama, além de clássicos do estilo.

O cuidado com que a exposição foi montada, e o estado perfeito das peças também é um atrativo aparte. A visita à mostra virtual “Coleção do Rei do Pop” é recomendadíssima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.