DJ tecnológico: mesa de som revolucionária usa sensor óptico em vez de agulha

1 min de leitura
Imagem de: DJ tecnológico: mesa de som revolucionária usa sensor óptico em vez de agulha

Criar música extraindo áudio de mais de um disco é realmente uma arte, especialmente quando o criador tem que usar as frágeis agulhas nos bons e velhos discos de vinil (“bolachões”). Pensando nessa questão, um estúdio alemão de design ("The Product") criou uma versão da mesa de som que substitui as sensíveis agulhas por sensores ópticos.

A nova aparelhagem consiste em uma série de três pequenas mesas consecutivas que, ao invés de utilizar os vinis, utilizam discos com padrões geométricos concêntricos para produzir sons. Você pode conferir como a novidade óptica funciona na prática assistindo ao vídeo acima.

Em tempo, a novidade foi desenvolvida para uma apresentação do Volkswagen New Beetle, na feira IAA Motor Show 2011 — que aconteceu no mês de setembro do ano passado, em Frankfurt, Alemanha. Apesar de se tratar de uma tecnologia fascinante, é muito difícil de acreditar que ela venha a substituir a curto ou médio prazo as pickups atuais — tanto é que vários artistas ainda lançam suas obras em vinil.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.