Guitarra digital com lasers pode revolucionar instrumentos MIDI

1 min de leitura
Imagem de: Guitarra digital com lasers pode revolucionar instrumentos MIDI

Uma exibição feita na NAMM Show 2011 (feira anual de tecnologias musicais) demonstrou uma guitarra que não utiliza cordas para produzir melodias. O braço do instrumento faz o uso de uma combinação de lasers e sensores para determinar qual nota está sendo acionada, reproduzindo o som correspondente nas caixas acústicas.

A tecnologia patenteada pela alemã M3i se chama “Laser Pitch Detection” (LPD), e faz o uso de sensores especiais na base das cordas para medir a distância entre o dedo do usuário e a “ponte”, determinando a nota. Existe um diodo emissor de laser e um receptor para cada uma das seis cordas.

Já a detecção da pressão aplicada sobre as cordas é feita por outra tecnologia única e inovadora: “Pressure Sensing Coating”. O que ela faz é medir com precisão a área do dedo que está em contato com o braço, além da força sendo usada. O funcionamento dessa técnica pode ser melhor entendido no vídeo abaixo:

Perceba que o músico ainda utiliza as cordas para tocar o instrumento, mas elas estão lá apenas para manter o manuseio igual ao original. Remove-las não faria nenhuma diferença para a produção do som. A M3i espera que, no futuro, suas "guitarras laser" possam ser uma alternativa para os teclados MIDI, companheiro indispensável dos compositores que usam o computador como ferramenta de edição.

O uso de instrumentos de corda como equipamento MIDI já existe há décadas, mas não era eficiente o bastante para produzir bons resultados. Já a “guitarra laser” trabalha de forma inteiramente digital, sem nenhuma latência e com baixo consumo, o suficiente para funcionar por baterias. Será essa  a ajuda de que o Guitar Hero precisava para sobreviver?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.