Luvas musicais permitem que o cantor seja a própria orquestra

1 min de leitura
Imagem de: Luvas musicais permitem que o cantor seja a própria orquestra

Imogen Heap durante o concerto (Fonte da imagem: Divulgação BBC)

Um par de luvas high-tech desenvolvido pela Universidade West England, nos Estados Unidos, pode fazer muito mais que aquecer as mãos. Feita sob encomenda para a compositora Imogen Heap, as luvas com sensores podem “ler” os gestos feitos pelas mãos da cantora e traduzi-los em forma de alterações na obra sendo tocada, permitindo a Imogen "compor" melodias em tempo real.

A demonstração do novo instrumento foi feita pela própria musicista durante o evento TEDGlobal 2011, em Ediburg, na última terça-feira (12/07). As luvas são equipadas com acelerômetro, giroscópio, microfones e até fibra ótica. Famosa por fazer gestos artísticos enquanto canta, a Imogen Heap não teve muita dificuldade para se adaptar ao novo dispositivo.

Durante o concerto, foi possível ver a cantora levantando os braços para aumentar a amplitude do som (volume), enquanto que o oposto deixava o som mais baixo. Ao mesmo tempo, movimentos de abertura e fechamento das mãos e dedos alteravam a nota e timbre.

(Fonte da imagem: Divulgação BBC)

Por enquanto, as luvas musicais estão disponíveis apenas para a cantora. Não há indícios de que, tão cedo, veremos outros músicos andando pelo palco usando apenas as mãos para desempenhar o papel de uma orquestra inteira.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.