Projeto de universidade americana traz o Holodeck para a vida real [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Projeto de universidade americana traz o Holodeck para a vida real [vídeo]

Um time de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, trabalha na criação de um simulador de realidade virtual muito parecido com o Holodeck, da série Star Trek. O nome inclusive foi inspirado no sucesso, e é o mesmo.

Assim, o chamado Projeto Holodeck permite que os jogadores explorem um grande espaço recriado digitalmente em 360 graus. Isso, é claro, experimentando uma realidade virtual que percebe os movimentos do seu corpo – e que é capaz de inserir você em outro mundo completamente diferente.

Tudo foi criado com base em outros gadgets muito famosos, só que adaptados para esse fim. Dessa forma, headsets Oculus Rift permitem que o jogador tenha uma visão vertical em 3D, enquanto alguns sensores do PlayStation Move alimentam os dados de monitoramento e os controles de Razer Hydra detectam os movimentos do player.

Por enquanto, o Projeto Holodeck conta somente com um game experimental. Chamado de Wild Skies, o software permite que dois jogadores consigam pilotar uma espaçonave com as mãos enquanto ativam as armas usando os mais diversos gestos.

O produtor da ideia, James Iliff, acredita que o estudo vai abrir novas possibilidades para os sistemas de realidade virtual imersiva. Inclusive, o vídeo acima tenta mostrar um pouco dessa nova visão, mostrando como seria jogar o sucesso Skies of Arcadia com os recursos do Holodeck.

Fonte: The Verge, DVICE e Eurogamer

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.