Utilizando painéis sensíveis ao toque de 22 polegadas, estudantes do laboratório de robótica UMass Lowell desenvolveram uma mesa multitouch exclusiva para partidas de Starcraft 2. Todos os controles do jogo são feitos através de toques dos usuários e, segundo quem pôde testemunhar a experiência, o resultado é ainda mais agradável do que a combinação mouse e teclado.

As telas, que possuem custo aproximado de US$ 1600 cada, são capazes de interpretar diversos toques simultâneos dos usuários, incluindo movimento de pinça para zoom de unidades e movimentação da câmera utilizando somente dedos. O aspecto mais impressionante é que o jogo é totalmente compatível com a interface, sem ter sido necessário desenvolver nenhum tipo de patch para adequá-lo às telas sensíveis.

Pesquisas em novas tecnologias com enfoque em oferecer novas experiências de jogo não são exatamente uma novidade. A Nintendo é pioneira na área, tendo demonstrado a utilidade de telas sensíveis para jogos com o Nintendo DS e, mais recentemente, sendo pioneira ao oferecer a possibilidade de controlar títulos através de gestos. Mais recentemente, o lançamento do Kinect chamou a atenção e os dispositivos sumiram rapidamente das prateleiras das lojas.

Embora os jogos sensíveis ao toque já se tenham tornado padrão no mundo dos smartphones, iniciativas como a dos estudantes da UMass Lowell ainda são poucas. Em geral, são poucos os jogos de computador que possuem suporte nativo a telas touchscreen, embora tudo leve a crer que este mercado deve crescer muito nos próximos.

Cupons de desconto TecMundo: