A Multilaser é uma marca muito conhecida aqui no Brasil por causa da grande variedade de produtos disponibilizados em nosso mercado. Além de acessórios de informática, como mouses, teclados e caixas de som, a empresa também trabalha com smartphones e tablets para o consumidor brasileiro.

No caso dos celulares, a linha de aparelhos recentemente recebeu um novo integrante, o MS6, que veio suceder o MS5. O smartphone possui um hardware que o enquadra na categoria de intermediários, competindo de frente com o Motorola Moto G, ASUS Zenfone 5 e Xiaomi RedMi 2. Será que o dispositivo da Multilaser é capaz de superar os concorrentes nessa disputa? É isso que você confere agora, em mais uma análise do TecMundo.

O smartphone Multilaser MS6 Colors (Preto – P3312) foi cedido por empréstimo pela Multilaser para a realização desta análise.

Especificações técnicas do Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

Especificações técnicas do Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312

  • Sistema operacional: Android 4.4 (KitKat)
  • Tela: LCD IPS de 5,5 polegadas
  • Resolução: 960x540 pixels
  • Densidade de pixels: 200 ppi
  • Chipset: MediaTek MT6582
  • CPU: quad-core de 1,3 GHz
  • GPU: Mali-400 MP
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento interno: 8
  • Armazenamento externo: até 32 GB com cartão micro SD
  • Câmera traseira: 8 megapixels
  • Câmera frontal: 2 megapixels
  • Bateria: 2.000 mAh
  • Conectividade: WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0, 3G, Rádio FM e GPS (A-GPS)
  • Sensores: giroscópio e acelerômetro
  • Dimensões: 154 mm (altura) x 79,4 mm (largura)
  • Espessura: 9 mm
  • Peso: 198 gramas
  • Extras: cartão de 8 GB incluso, três opções de tampa traseira e capa protetora de silicone
  • Preço oficial de lançamento: R$ 799

Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

Design

Nesse ponto, o MS6 aposta em uma carcaça plástica como revestimento e tem como principal destaque a personalização. O modelo que recebemos da Multilaser inclui três opções de cores para a tampa traseira, além de uma capa protetora em silicone. Efetuar a troca da parte de trás do smartphone é fácil e o case emborrachado realmente evita que danos maiores aconteçam ao aparelho.

Não há botões físicos na parte da frente e os capacitivos, localizados na base, só aparecem quando são pressionados. As bordas laterais são finas, mas a superior e a inferior são exageradamente espessas. A primeira surpresa é a entrada micro USB, que assumiu a posição no topo do aparelho. Na parte de trás, o alto-falante é amplo e a câmera tem uma leve saliência em relação ao restante do corpo smartphone.

Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

Tela

Além do tamanho de 5,5 polegadas – ideal para o consumo de conteúdo, como assistir à vídeos e ler páginas na web –, o destaque do display do MS6 é o painel IPS. Essa característica oferece uma boa visualização da tela mesmo em ângulos desfavoráveis. Entretanto, a falta de um ajuste automático de brilho não ajuda muito nesse sentido. Isso sem falar nas marcas de dedo que serão uma constante nessa tela.

Quando o assunto é a qualidade da imagem, podemos dizer que o aparelho se destaca pela definição e exibição de cores com fidelidade. As imagens da galeria já incluídas no MS6 mostram que a Multilaser realmente aposta na qualidade do display. A resolução atípica não estraga a experiência, mas decepciona aqueles que esperam por pelo menos uma tela HD (1280x720 pixels).

Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

Interface

Equipado com o Android 4.4 (KitKat) quase puro, esse smartphone da Multilaser vem com vários apps pré-instalados, como jogos e programas de produtividade. A grande vantagem é que podemos nos livrar da maioria, liberando mais espaço para outros aplicativos. No geral, a interface é fluída, mas sofre com alguns engasgos, algo que não incomoda tanto.

Desempenho

Nesse quesito, o MS6 não decepciona. O smartphone é capaz de rodar games pesados, como Real Racing 3 e Iron Man 3, com muita tranquilidade. Apps básicos e voltados para a produtividade também executam sem problemas.

Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

Porém, um dos grandes problemas desse aparelho – e de muitos outros na mesma faixa de preço – é a capacidade de armazenamento interno. Dos 8 GB, sobram apenas 4 para dados e apps, mas o produto também acompanha um cartão de memória de 8 GB que ajuda a amenizar a situação.

Benchmark

Na realização desta análise, foram utilizados três aplicativos de benchmark para avaliar o Multilaser MS5: o 3D Mark (Ice Storm Unlimited), o AnTuTu Benchmark 5 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal). Por uma questão de comparação, incluímos nos gráficos os modelos Moto G (segunda geração), Zenfone 5 e RedMi 2.

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal, o processador é avaliado, e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam um melhor desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark.

AnTuTu Benchmark 5

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

AnTuTu Benchmark 5.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para a análise do Xperia E4, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

3D Mark (Ice Storm Unlimited).

Câmera

As câmeras do MS6 possuem uma qualidade bem baixa, mesmo para um smartphone intermediário. O sensor traseiro de 8 megapixels produz fotos sem muita definição e fidelidade de cores. Além disso, as imagens também sofrem com um alto índice de granulação. Já a câmera da frente é boa apenas para selfies básicas e conversas em vídeo.

Bateria

A duração de bateria desse aparelho da Multilaser surpreendeu em nossa análise. Usando-o de forma moderada, uma carga completa aguentou quase dois dias completos. Sob uso intenso, pouco mais de 4 horas foram necessárias para drenar toda a energia do MS6. Também não constatamos um aumento de temperadura exagerado do smartphone durante nossos testes.

Áudio

Os alto-falantes desse aparelho produzem sons limpos e bem altos. Há uma leve distroção nos graves em volume máximo, mas nada gritante. O conjunto ainda acompanha fones de ouvido simples no formato intra-auricular.

Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

Vale a pena?

Dual chip, mais poderoso e com uma tela maior que seu antecessor, o MS6 é uma evolução considerável na linha de produtos da Multilaser. Porém, o preço cobrado por esse smartphone o coloca em uma situação complicada diante dos fortes concorrentes, como Moto G, Zenfone 5 e RedMi 2.

Com opções desse nível, fica difícil recomendar a tradicional marca brasileira para aqueles que estão procurando um aparelho intermediário. Para vencer os rivais do mercado, vai ser preciso ficar um pouco mais barato.

Multilaser MS6 Colors – Preto – P3312.

.....

O que você achou do MS6 da Multilaser? Acredita que a fabricante brasileira fez um bom trabalho com esse smartphone?

Cupons de desconto TecMundo: