Neste artigo o Baixaki mostrará uma opção disponível no Windows Live que nem todo mundo conhece, a qual permite acessar os serviços da Microsoft sem precisar usar sua senha em um computador público. Além disso, também mostrará como configurá-la de forma a ser usada adequadamente.

Quando você usa um computador público ou de outra pessoa, sempre corre o risco de algum malware estar instalado naquela máquina, à espera do próximo usuário que for digitar suas senhas. Por consequência, suas senhas podem ser roubadas – afinal, não há como saber se o computador é seguro sendo que não é você quem cuida dele.

Se o problema for um keylogger – responsável por armazenar todas as teclas digitadas –, é possível contornar a situação ao digitar usando o Teclado Virtual do Windows. Porém, continua uma má ideia digitar suas senhas em ambientes hostis desse jeito. Por outro lado, pelo menos nos serviços Windows Live (MSN Web Messenger, Hotmail, etc.), existe a possibilidade de acessar sua conta por meio de um código de segurança.

Mesmo sem essa opção estar escondida, poucos a conhecem, pois provavelmente estão acostumados a inserir sua senha sem ler o que está escrito na página de login. Sua função é a seguinte: você insere o número de celular cadastrado em sua conta e recebe, via mensagem de texto, um código para ser usado somente uma vez para realizar o login. Dessa forma, há como acessar MSN e Hotmail com toda a segurança.

Cadastre seu número de celular

Como ponto de partida usaremos a caixa de entrada do Hotmail. No canto superior direito da tela, selecione “Opções” e clique em “Mais opções...”.

Mais opções

Na próxima tela, acesse a opção “Exibir e editar suas informações pessoais”, dentro da categoria “Gerenciar sua conta” (talvez seja preciso informar sua senha outra vez para carregar a tela seguinte).

Exibir e editar

Logo acima de “Informações de redefinição de senha” há o campo “Entrada de celular”, onde existe a opção “Número de celular”. Escolha “Adicionar”.

Adicionar

O primeiro campo da página “Adicione ou altere suas credenciais de celular” deve ser preenchido com sua senha e o segundo com o número de celular (junto com o código de área) desejado – o mesmo que será informado quando você pedir o código de acesso, não adianta colocar outro número. Já no último, insira uma senha exclusivamente numérica, mas evite sua data de nascimento. Clique em “Salvar” e você poderá pedir o código quando quiser.

Insira as informações

Solicite um código de uso único

Agora, saia de sua conta para testar o funcionamento do serviço. Na tela “Entrar”, selecione “Entrar com um código de uso único”.

Entrar com código

Clique em “Solicitar um código”.

Solicitar

Então, digite seu endereço de email, seguido pelo número de celular cadastro – não se esqueça de marcar “Brasil” como país de acesso. Clique em “Enviar mensagem de texto” e espere seu recebimento.

Preencha

Volte para o campo “Inserir o código”, digite seu endereço de email e o código recebido. Pronto, você está conectado ao Windows Live. Para acessar seu MSN, mova o mouse sobre o menu “Messenger” (no topo da tela) e descubra quem está online para você conversar!

MSN

Importante: você é cobrado por cada mensagem recebida!

Cupons de desconto TecMundo: