Por anos e anos os serviços de email eram limitados a sites por meio dos quais eram enviadas e recebidas mensagens. O espaço disponibilizado era de apenas alguns Megabytes e isso não permitia a utilização do serviço para armazenamento de arquivos e outras funções. Felizmente o tempo passou e muita coisa mudou.

Hoje, ao se falar em serviços de email, dois dos nomes que mais são mencionados são Gmail (da Google) e Hotmail (da rede MSN da Microsoft). Por algum tempo o Hotmail foi o dominante por ser mais facilmente vinculado às contas do MSN Messenger (hoje Windows Live Messenger).

Quando o Gmail surgiu, muitos migraram para o serviço por vários motivos, como espaço disponibilizado para armazenamento de mensagens e arquivos. Além disso ele também permite a utilização de temas e uma série de vantagens que tornava a utilização mais simples do que a oferecida pelo Hotmail.

Felizmente isso é passado. Agora os usuários do Hotmail também podem ser agraciados com as facilidades de uma interface simples e dinâmica. Confira neste artigo quais são as atualizações que a Microsoft aplicou à utilização deste que é um dos serviços de email mais populares de todo o planeta.

Painel de leitura

Você se lembra dos áureos tempos do Outlook Express? Se sim, deve sentir saudade da possibilidade de abrir um email sem ter de sair da lista de mensagens recebidas. Pois isso é novamente permitido com a utilização dos painéis de leitura.

Para acionar o recurso, vá até o botão “Opções” na parte superior direita da página e escolha entre as opções “Inferior” (para fazer com que as mensagens sejam abertas abaixo da lista de emails da caixa de entrada) ou “Direita” (para que elas sejam exibidas ao lado direito, o que fará com que a caixa de entrada seja comprimida).

Painel de leitura facilita bastante a visualização

Caso não tenha gostado do resultado e queira voltar aos velhos padrões do Hotmail, você só precisa repetir o caminho descrito acima, mas ao invés de escolher as opções já citadas, será preciso escolher a opção “Desativado”. Assim tudo voltará ao que era antes da aplicação do painel de leitura.

Temas

Alguns temas já estavam sendo disponibilizados há algum tempo, mas agora há várias outras opções, que incluem temas dinâmicos (animados). Para acessá-los siga o caminho Opções > Mais temas, escolha o que mais lhe agradar e então clique sobre o botão “Salvar”. O mais bacana é que ao passar sobre alguma opção ocorre uma pré-visualização do tema.

Temas disponíveis

Mais espaço

Está faltando espaço para receber mensagens na sua caixa de emails? Pare de se preocupar com isso. O novo Hotmail pode armazenar até 5 GB de arquivos e mensagens, além disso a cada mês são adicionados automaticamente mais 250 MB de espaço para o armazenamento.
Resposta automática

Se for viajar e não pode avisar a todos, utilize o recurso de automatização de respostas. Para isso é necessário seguir o caminho Opções > Mais opções > Enviar resposta automática e escrever um texto padrão que será enviado para todos aqueles que lhe enviarem alguma mensagem.

Funções do botão direito do mouse

Não é mais preciso selecionar as mensagens que serão marcadas como lidas ou não lidas, ou mesmo para excluir ou considerar spam. Clicando sobre elas com o botão direito do mouse, são abertas algumas opções básicas do que realizam, agilizando bastante o processo de marcação dos emails.

Facilidade nas ações

Cuidado com vilões virtuais

Se desconfiar da procedência de alguma mensagem recebida na sua caixa de entrada, selecione-a e clique sobre Marcar como > tentativa de phishing. Assim a mensagem é enviada a uma central de análises, onde será verificado se ela realmente oferece riscos à segurança e ao sigilo da sua conta.

Facilidades na organização

Abaixo das caixas de email, há o botão “Adicionar uma conta de email”. Clicando ali será possível adicionar outras contas de email para que as mensagens sejam importadas. Assim tudo ficará agregado na conta do Hotmail.

Arrastar e soltar

Também é recomendada a separação das mensagens por pastas diversas, assim evita-se o acúmulo de emails em uma mesma pasta de entrada. O mais legal é que com a inserção do recurso arraste e solte, você pode apenas arrastar as mensagens até as pastas a que desejar.

Windows Live Messenger no Hotmail

O Gmail oferece o serviço GTalk diretamente na interface do email para que os usuários não precisem instalar o software em locais que não permitam ou dificultem a instalação. Com as atualizações no Hotmail, os usuários do Windows Live Messenger não precisam mais se preocupar com essa desvantagem.

Ao lado do botão de “Opções” da interface do Hotmail, também há o botão “Messenger”. Clicando sobre ele você pode efetuar o login no mensageiro a partir da própria janela do navegador. Verifique quais os seus contatos que estão online e inicie conversas com eles sem a necessidade de instalar o Windows Live Messenger no computador.

Messenger pelo Hotmail

O que ainda virá?

Nem todas as novidades já foram implementadas na interface do Windows Live Hotmail, ainda há muito o que ser colocado em prática pelos desenvolvedores da Microsoft. A notícia boa é que já foram divulgadas informações de como tudo funcionará quando as mudanças estiverem efetivamente adicionadas à estrutura do serviço.

Os arquivos criados no Microsoft Office não precisarão mais ser abertos apenas nos aplicativos da suíte de escritório. O novo Windows Live Hotmail permitirá a edição e visualização dos documentos a partir da web, pois ele passa a contar com a convergência com os aplicativos da rede SkyDrive.

Office a partir do email

Fonte: The Windows Blog

Uma das alterações mais aguardadas da história é a adição do mecanismo de aglutinação de mensagens em conversas, processo que já ocorre no Gmail, mas ainda era um sonho para os usuários do Hotmail. Esse recurso permite que os emails de resposta ocupem apenas um espaço na caixa de entrada, evitando o acúmulo desnecessário de mensagens armazenadas.

Vídeos enviados de alguns servidores como o YouTube poderão ser reproduzidos a partir da própria interface do Hotmail, tirando a necessidade de acessar o site do serviço a cada vez que o usuário quiser assistir aos vídeos ou animações. Fotos também passarão a contar com slideshows automáticos, carregados na página do Windows Live.

Imagens aplicadas de uma maneira mais simples

Fonte: The Windows Blog

Microsoft também promete que até julho os servidores suportarão o envio de mensagens com até duzentos anexos com 50 Mb cada um. Isso significa que os anexos poderão chegar a 10 Gb em um mesmo email.

Estaria o Hotmail lutando com o Gmail?

Com as atualizações feitas na interface e na usabilidade do Hotmail, parece que a Microsoft quer recuperar o mercado que perdeu para o Google nos últimos anos. Mas deixando esta guerra de lado, o que importa realmente é que todos os usuários saem ganhando com as atualizações das duas redes.

A Microsoft promete o novo Windows Live Hotmail completo até julho ou agosto deste ano, mas é provável que as funcionalidades comecem a ser colocadas em prática aos poucos.

Gostou dos novos temas? E de utilizar o Windows Live Messenger diretamente a partir do navegador? Você, como usuário do Hotmail, pode deixar um comentário contando quais foram suas impressões acerca das novas funções do serviço.

Cupons de desconto TecMundo: