Talvez você não saiba, mas quando a revolução do MP3 começou, o Winamp foi um dos primeiros reprodutores desse formato. Com o tempo, o MP3 foi se firmando, até chegar ao estágio totalmente consagrado que está hoje. Assim também foi com o Winamp, que ganhou milhões de usuários ao redor do mundo, devido à facilidade de uso, leveza e qualidade do player.

Pequeno histórico

Em comemoração aos 5 anos de sucesso, os desenvolvedores do Winamp lançaram a terceira versão do player, que foi totalmente aperfeiçoada tanto no visual, quanto em recursos. Ela foi batizada de "Winamp 5". Segundo a própria Nullsoft, a decisão pela mudança da versão 2 direto para a 5 se deu porque o novo Winamp teria as características da versão 2, somadas às da versão que seria a 3, ou seja, 2 + 3 = 5. Além disso, o Winamp estava em seu quinto aniversário e, portanto, seria esta uma razão ainda mais forte para que o novo player tivesse o nome de "Winamp 5".

Hoje, o player tem duas divisões: clássica e moderna. A clássica possui primordialmente as funcionalidades da versão 2.xx do Winamp, com alguns recursos a mais. Já a moderna tem tudo o que o programa pode oferecer, incluindo a biblioteca de mídia, que é sobre o que vamos falar com profundidade a partir de agora.


BIBLIOTECA DE MÍDIA DO WINAMP

Apesar de aparentemente complicada, a biblioteca de mídia do Winamp é fácil de ser entendida e operada. Abaixo mostraremos cada área e o que é possível fazer nelas.

Reproduzindo Agora

O primeiro item da lateral esquerda da interface mostra informações sobre o arquivo que estiver sendo executado no momento. O navegador embutido ao Winamp entrará no site do AOL Music e buscará informações complementares sobre a música, o artista e outros dados.

Mídia Local

Todos os arquivos de mídia que estiverem presentes no seu computador podem ser adicionados à biblioteca do Winamp e acessados no item "Mídia Local" e suas subcategorias. Clicando em "Mídia Local", você verá à direita uma lista com todos os arquivos já adicionados à biblioteca. As informações exibidas permitem que você saiba nome da música ou vídeo, artista, duração, entre outras.

Mídia local - Áudio

Se você quiser informações mais detalhadas somente dos arquivos de áudio, ou somente dos de vídeo, clique no item "Áudio", ou "Vídeo", respectivamente. Perceba que, ao fazer isso, a interface à direita mudará para se adequar ao tipo de mídia que você está visualizando.

Selecionando o item "Áudio", o primeiro quadro mostrará os nomes de todos os artistas encontrados na biblioteca. O segundo será alterado conforme o artista selecionado no anterior e mostrará todos os álbuns daquele artista. É importante que suas músicas possuam a "tag ID3" em ordem, pois o Winamp utiliza as informações dela para organizar os arquivos e mostrá-los corretamente em todas as áreas da biblioteca.

Abaixo dos quadros de artista e álbum há um maior, que mostra todas as músicas do álbum selecionado e, abaixo delas, um breve histórico sobre o artista selecionado no primeiro quadro. Estas informações serão rapidamente atualizadas a cada vez que você clicar no nome de outro artista. Se você não quiser que esse último quadro seja mostrado, clique no botão esconder. Para exibi-lo novamente, clique em "Mostrar".

Escondendo o painel de informações.

O item "Vídeo" funciona de forma mais simples, pois não possui vários quadros diferentes. Os vídeos são mostrados em uma lista similar à do Windows Explorer, com os nomes dos arquivos em classificação alfabética e informações divididas em colunas.

O restante das opções presentes na área "Mìdia Local" são formas diferentes de você encontrar o arquivo que quer ouvir ou assistir. Você pode ver os arquivos mais executados, os que foram adicionados por último à biblioteca, os que foram reproduzidos recentemente, os que nunca foram executados e aqueles com melhor classificação, respectivamente.

Sistema de classificação por estrelas.*Há um sistema de classificação, para que você dê notas às suas músicas preferidas. Para fazer isso, utilize a coluna "Classificação". É possível atribuir de uma a cinco estrelas a cada arquivo. Quanto mais estrelas, maior é a sua nota e melhor a sua posição no item "As melhores".

Mídia Remota

As facilidades da internet não se restringem ao acesso rápido a sites, downloads mais rápidos e compartilhamento de arquivos. Os tocadores de mídia estão cada vez mais integrados à rede. O Winamp possui uma ferramenta extremamente útil para você que não dispensa ouvir suas músicas preferidas, mesmo não estando em casa. Trata-se do Winamp Remote.

Mídia Remota

Deixando o Winamp Remote ligado no computador da sua casa, você pode acessar suas músicas em qualquer lugar do mundo, mesmo que o computador utilizado não tenha o Winamp instalado. O Winamp Remote não vem incluído no pacote de instalação do Winamp, mas clicando em "Mídia Remota", será exibida a página de login do serviço à direita. Clique na imagem com o texto "Download Now" para baixar o programa que vai permitir que você compartilhe suas músicas com o mundo.

Winamp RemoteDepois de instalar o Winamp Remote, você precisará se cadastrar. O próprio programa de instalação mostrará a tela de registro para você. Depois, quando quiser fazer login no serviço, utilizando o Winamp, clique em "Mídia Remota" e preencha os campos "Login" e "Password" com seu nome de usuário e senha, respectivamente. O Winamp acessará então o computador que está com o Winamp Remote instalado e mostrará uma página contendo toda a mídia compartilhada.

Você também pode acessar as músicas compartilhadas pelo Winamp Remote, através de qualquer navegador. Basta acessar o site "http://winamp.com/remote" (sem as aspas) e preencher seu nome de usuário e senha. Uma interface idêntica à do player aparecerá no site e mostrará as músicas disponíveis para execução.

Quando o Winamp Remote estiver em execução, será exibido um ícone com o símbolo do Winamp e um fundo verde, clique com o botão direito do mouse sobre ele e, no menu que se abrirá, clique em "Configuration". A janela do Winamp Remote permite que você defina quais pastas do computador deverão ser disponibilizadas para compartilhamento, opções de inicialização e usuários do serviço registrados no computador.

Configuração do Winamp Remote.

Observações importantes:

*Você deve deixar o computador sempre ligado e com o Winamp Remote ligado para que as músicas fiquem acessíveis por outros computadores.

*O Winamp Remote NÃO permitirá que qualquer pessoa veja suas músicas. Só é possível acessá-las com o seu nome de usuário e senha.

*Não é necessário que o Winamp seja instalado no computador para poder usar o Winamp Remote, pois eles são programas diferentes e independentes.

Serviços Online

Através da biblioteca do Winamp, você também pode ouvir rádios online e assistir a vídeos e canais de televisão. Clique em "Serviços Online" para mostrar à direita alguns dos serviços disponíveis através do programa. As rádios e canais de TV online podem ser acessados através do SHOUTcast Radio e SHOUTcast TV, ambos disponibilizados pelo próprio Winamp.

Serviços online

A SHOUTcast Radio organiza todas as rádios em ordem alfabética, mas é possível fazer uma busca também por estilo. Para começar a ouvir uma rádio, clique em "Tune In!". Da mesma forma funciona a SHOUTcast TV.

Diretório Podcast

As mais novas estrelas da internet são os Podcasts. O Winamp permite que você adicione links para esse tipo de conteúdo. Clique em "Subscrições", depois, à direita, no botão "Adicionar". Na janela que se abrirá, cole o link e clique em "Adicionar".

Dispositivos móveis.Portátil

Sempre que conectar seu iPod, MP3 player ou outro dispositivo móvel capaz de executar música e vídeo, o Winamp poderá ser usado para gerenciar e sincronizar os arquivos, bastando que você acessar a área "Portátil", através do painel lateral.

Favoritos

Quando estiver navegando pelas rádios, canais de TV e outros serviços do Winamp, você pode adicioná-los facilmente aos seus favoritos, para que eles possam ser acessados mais rapidamente depois. Seus arquivos de mídia salvos no computador também podem ser marcados como favoritos e acessados nessa área do painel lateral.

Histórico

O Winamp mantém um registro de tudo que é feito no programa. Portanto, se você esqueceu do endereço de algum canal que gostou, é possível encontrá-lo no histórico. Também é útil utilizar o histórico para controlar o que os outros usuários do programa estão fazendo. Controlar o acesso de crianças a conteúdo impróprio é importante e pode ser auxiliado pelo histórico.

Gravador de CDGravador de CD

Demorou, mas o Winamp agora é capaz de gravar CDs diretamente de sua interface. Entretando, para poder aproveitar a velocidade máxima do seu dispositivo de gravação, você deve comprar a versão completa do programa. A versão gratuita limita a velocidade de gravação a míseros 2x.

"Ripador"

Quando você inserir um CD de áudio no drive, o Winamp poderá fazer a extração das músicas para o formato AAC. Para poder extrair CDs para os vários outros formatos disponíveis, você deve comprar a versão Pro. Se desejar extrair as músicas mesmo assim, clique em "Ripar" e depois selecione a opção desejada no menu que aparecerá.

Outras funções interessantes

Usuários do iTunes podem importar e exportar listas de reprodução usando o Winamp. Para importar uma lista do iTunes, clique no botão "Biblioteca", que fica na parte inferior da janela, depois clique em "Importar Banco de Dados". Se você quiser exportar uma lista do Winamp para o iTunes, clique em "Exportar Banco de Dados".

Esperamos ter abordado todos os recursos que você acha mais interessantes na biblioteca de mídia do Winamp. Se você notou que não falamos sobre algum item, fique à vontade para compartilhar suas idéias conosco, através do sistema de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: