A Epic games se juntou novamente com a Mozilla para lançar a Unreal Engine 4 no navegador da empresa (as duas já haviam se juntado para lançar o port da Unreal Engine 3, que foi bem recebido).

O vídeo liberado exibe demonstrações de dois jogos, Epic Soul e Swing Ninja, que estão rodando em velocidades quase nativas no navegador, segundo publicação no blog do Firefox.

As demonstrações do vídeo não fazem uso de qualquer plugin adicional ao navegador, o que é, de certo modo, impressionante. “Qualquer navegador moderno pode rodar conteúdos em asm.js, porém otimizações específicas que atualmente só estão presentes no Mozilla Firefox proporcionam uma experiência mais consistente e suave”, diz o post do blog oficial da empresa. A Unreal Engine 4 é construída para alimentar a próxima geração de jogos, sendo que a Mozilla espera que os novos avanços ganhem impulso com o acesso dos desenvolvedores ao código da Unreal Engine 4 no navegador.

Uma nova plataforma de jogos?

Tim Sweeny, fundador e CEO da Epic Games, disse que os as pessoas ficaram impressionadas com o que o Mozilla Firefox conseguiu realizar com a Unreal Engine 3, e que por isso não exitaram em realizar um port da Unreal Engine 4 também. “Nós acreditamos que a web possui um papel crucial para desempenhar no futuro do desenvolvimento de jogos e a Mozilla Firefox tem se mostrado catalisadora para que isso aconteça”, disse Sweeny.

É fato que pode demorar até que jogos de peso realmente rodem 100% lisos nos navegadores (se isso realmente ocorrer) como em consoles ou nos próprios computadores, porém esse já é um começo para trazer os browsers como potenciais plataformas de jogos na web. É provável que títulos mais simples, do gênero indie ou que não exijam um potencial gráfico tão alto em breve se tornem mais comuns nos navegadores, especialmente no Firefox.