A desenvolvedora do navegador Firefox está prestes a renovar sua logo. E, no último dia 20, as sete ilustrações finalistas do concurso lançado foram divulgadas (veja a galeria abaixo). A organização sem fins lucrativos anunciou em junho que o novo design seria criado a partir da colaboração de internautas – até mesmo uma parceria com a Johnson Banks foi feita para o desenvolvimento do novo conceito.

“Cada um dos sete conceitos que estamos compartilhando hoje simboliza e enfatiza uma faceta particular da história da Mozilla”, disse Tim Murray, diretor criativo da companhia. Os desenhos prestam uma homenagem à origem do projeto, e é por isso que a maioria das logos aborda o design característico das décadas de 1980 e 1990.

“A partir deste ponto, vamos reduzir os sete conceitos a três”, explica Murray. “Vamos refinar ainda mais a seleção parcialmente com base no feedback de pessoas como vocês [internautas], com base nos nossos ‘instintos de design’ e também em função do que precisamos que nossa identidade como marca diga para se comunicar com o mundo”, pontua o executivo.

Cada um dos sete conceitos aborda um tema determinado, tais como os de “Por uma Internet para as Pessoas” e “Com você desde o início”, por exemplo. Usuários que desejam saber mais sobre a história das logos e participar da votação podem clicar aqui e acessar o blog oficial da Mozilla. A divulgação do novo design, após a etapa de refinação da seleção, deverá ser feita em novembro.