Guardian: capacete usa realidade aumentada para proteger a sua vida [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Guardian: capacete usa realidade aumentada para proteger a sua vida [vídeo]

“Eu estava em meio ao tráfego matutino quando um motorista desatento me atingiu por trás e eu fui arremessado da minha motocicleta”, conta Ryan Shearmen, fundador e CEO da FUSAR Technologies. A experiência traumática fez com que uma nova preocupação surgisse em sua mente. “Isso fez com que rodas começassem a girar em minha cabeça: como posso tornar mais seguro a pilotagem de uma moto?”, disse ele ao Engadget.

A resposta encontrada por Shearman foi desenvolver um novo tipo de capacete, ao qual ele batizou como “Guardian” (Guardião, em uma tradução livre). Equipado com o sistema operacional Android, duas câmeras grande-angulares e partes do Epson Moverio, a invenção possibilita que motoristas tenham completa noção do que ocorre ao seu redor — incluindo a velocidade de outras motocicletas e dos automóveis ao redor.

“Ele também tem capacidades de gravação de vídeo”, conta. “Tudo é filmado passivamente, mas no caso de um acidente ser detectado, a gravação é mantida na memória. Ele [o capacete] tem uma caixa preta efetiva”, complementa. Atualmente em processo de desenvolvimento, em sua versão final o capacete deve ser capaz de alertar o motorista de perigos antes que eles se tornem em realidade.

Shearman exibiu a invenção durante o evento Augmented World Expo 2014 e deve iniciar em breve uma campanha no Kickstarter com o intuito de arrecadar dinheiro suficiente para iniciar a produção em massa do capacete. A expectativa é a de que a campanha seja iniciada em julho deste ano e, caso ela se mostra bem-sucedida, o produto deve chegar às lojas em aproximadamente um ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.