Moto E contra a rapa: qual é a melhor opção de smartphone de entrada?

2 min de leitura
Imagem de: Moto E contra a rapa: qual é a melhor opção de smartphone de entrada?

A Motorola acabou de anunciar o novo smartphone Moto E, que chegará às lojas de todo o mundo para competir pelo topo do segmento dos aparelhos de entrada — que são dispositivos com excelentes recursos e menores preços, oferecendo experiência de utilização similar à encontrada nos aparelhos tops de linha.

Com o lançamento de hoje, a Motorola coloca no mercado um dispositivo mais barato do que o Moto G e parte de uma vez por todas para a briga pelo topo desse mercado. Mas será que o Moto E é o melhor dispositivo encontrado atualmente? Analisamos uma série de dispositivos na mesma faixa de preço para descobrirmos em quais recursos cada um deles se destaca em relação aos rivais.

Apresentando os competidores

O Moto E estará disponível no mercado brasileiro a partir de amanhã, custando a partir de R$ 529 — sendo que a versão com TV Digital tem o preço de R$ 599. Nessa mesma faixa de preço, podemos citar alguns ótimos aparelhos das principais fabricantes de smartphones da atualidade. Além do Moto E, selecionamos três gadgets com sistema operacional Android e um com Windows Phone:

  • Sony Xperia E1
  • LG L50 TV
  • Nokia Lumia 520
  • Samsung S Duos 2

Qual o melhor hardware?

Todos os aparelhos de entrada selecionados neste artigo possuem não apenas os preços, mas também as especificações técnicas bem parecidas. Com exceção do Moto E, que possui tela de 4,3 polegadas, todos os analisados oferecem displays com 4 polegadas. As resoluções também são bem parecidas, sendo de 480x800 pixels no Xperia E1, no S Duos 2 e no Lumia 520 — sendo que no Moto E ela é de 540x960 pixels e no L50 é de 480x854 pixels.

Em relação aos processadores, nota-se um domínio dos modelos fabricados pela Qualcomm — confirmados nos dispositivos da Motorola, Sony e Nokia, podendo ainda estar presente no LG L50. O clock de processamento também é bem próximo em todos, tendo apenas uma pequena vantagem no celular da LG, que apresenta 1,3 GHz para a execução de tarefas.

Ainda na parte interna dos aparelhos, temos a memória RAM, que não passa de 1 GB nos smartphones de entrada (Motorola e LG). Um pouco abaixo estão o Samsung, com 768 MB, e Xperia e Lumia, com 512 MB. Como você pode perceber, a quantidade de memória volátil é a especificação que mais apresenta disparidades.

Recursos adicionais

Todos os aparelhos selecionados apresentam câmera digital integrada com resoluções máximas parecidas — são 5 MP em quatro das cinco opções, sendo que apenas o Sony Xperia E1 oferece apenas 3 MP. Nem o Moto E e nem o Xperia E1 possuem câmera frontal, não podendo oferecer funcionalidades de videoconferências para os consumidores.

Ainda em relação aos recursos adicionais, podemos citar a TV digital presente no Moto E, no Xperia E1 e no L50 como grandes atrativos para os consumidores que não desgrudam da telinha. Todos eles contam ainda com suporte para dois chips GSM — e até três, no caso do LG —, assim como o Samsung S Duos 2.

.....

Como você pode perceber, todos os aparelhos possuem recursos e preços muito similares. Além dos softwares existentes em cada um dos celulares, o design dos produtos também pode fazer com que os consumidores optem por um ou outro modelo. Para você, qual é o melhor smartphone de entrada da atualidade? Será que o Moto E vai conseguir dominar o mercado ou há outro à frente dele?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.