Intel apoiará padrão FreeSync da AMD em suas próximas GPUs

1 min de leitura
Imagem de: Intel apoiará padrão FreeSync da AMD em suas próximas GPUs

Atualmente, dois padrões competem para ver quem produz a melhor taxa de atualização sincronizada entre GPUs e monitores: o G-Sync da NVIDIA e o FreeSync da AMD. O primeiro é proprietário, o que significa dizer que é específico das placas de vídeo GeForce.

O outro pode ser usado por qualquer GPU que suporte o padrão FreeSync, também chamado VESA Adaptive-Sync. A questão é que a própria AMD foi a única a adotar esse padrão, então é praticamente como se fossem duas tecnologias proprietárias de suas fabricantes. Isso agora pode mudar, uma vez que a Intel anunciou que pretende suportar o padrão VESA no futuro.

Sendo a líder de mercado de CPUs, a companhia sempre acaba ditando tendências no mercado de peças de computador, principalmente quando se fala em máquinas de alto desempenho. Ao apoiar um padrão em detrimento do outro, a Intel está praticamente decretando qual deve ser o foco de desenvolvimento das produtoras de games e outros softwares que tenham uma grande necessidade de processamento gráfico.

Inversão na balança

Obviamente, isso não impede a NVIDIA de continuar tentando emplacar o seu próprio padrão, mas ele ficará limitado aos monitores produzidos especificamente com a tecnologia G-Sync em mente, enquanto o FreeSync provavelmente estará em todos os outros monitores do mercado. No entanto, a própria Intel possui um acordo com a NVIDIA, que deve continuar produzindo sistemas compatíveis com o padrão de sincronização da empresa até 2016.

Quando o acordo expirar, a NVIDIA deve procurar novos parceiros para tentar manter sua solução relevante no mercado, mas com certeza adoraria que as GPUs produzidas pela Intel continuassem com o padrão G-Sync em suas arquiteturas. O anúncio recente deixa poucas possibilidades para que isso aconteça, no entanto, nenhuma das GPUs atuais da Intel suporta o Adaptive Sync, o que quer dizer que a transição entre os padrões ainda deve levar algum tempo.

Isso com certeza é benéfico para a AMD, que sempre esteve atrás da NVIDIA na divisão do mercado de placas gráficas, mas resta saber como os consumidores vão reagir a todas essas mudanças.

Placa de vídeo para jogos: AMD ou Nvidia ? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.